Zorrilho-Africano
NOME COMUM: zorrilho-africano
NOME EM INGLÊS: zorilla ou striped polecat
NOME CIENTÍFICO: Ictonyx striatus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Mustelidae
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: 30 a 45 cm, mais 18 a 25 cm para a cauda
NINHADA: 2 ou 3 filhotes; 34 dentes
O zorrilho africano tem aparência e comportamento muito semelhantes aos do zorrilho americano. É preto com listras brancas e tem marcas brancas na cara. Seu pêlo é comprido e a cauda, espessa e esbranquiçada. Assim como o cangambá, ele esguicha um líquido malcheiroso de suas glândulas anais. Quando fica assustado, o zorrilho eriça o pêlo e a cauda, e esguicha esse líquido no inimigo. Em seguida, ele se estende no chão e finge estar morto.
O zorrilho é um animal solitário e noturno, encontrado na região montanhosa desde o Senegal e o Sudão até a África do Sul. Durante o dia ele descansa numa fenda das rochas ou numa toca debaixo das construções nas fazendas. O zorrilho é capaz de escalar e nadar muito bem, mas passa a maior parte do tempo na terra, troteando com seu dorso levemente arqueado.
O zorrilho come ovos, cobras, camundongos e insetos grandes. Ele é útil para o homem porque ajuda a acabar com os roedores das casas e estábulos, embora ele também ataque as galinhas. Os zorrilhos são domesticáveis e podem se tornar excelentes bichos de estimação.