Você e seu cachorro estão preparados para ter outro cão em casa?
Em teoria, dois cães são certamente melhores do que um. Eles se mantém ocupados e com companhia, brincam juntos e deixam de ser preguiçosos. Além de fornecerem adoráveis fotos para seu album familiar. Basicamente, se um cão é bom, então dois cães são fenomenais, certo?
Não necessariamente. Dependendo da idade, estilo de vida e personalidade de seu cão atual, ele ou ela pode não ter a amabilidade de partilhar os holofotes. Além disso, enquanto os cães podem certamente dividir alguns itens como brinquedos e camas, outros custos, como alimentação e cuidados veterinários, vão dobrar. Você e sua família estão prontos para cobrir estes gastos?
Isto será sempre uma escolha pessoal baseado no que é melhor para você e o seu cão, vamos pesar os prós e contras dessa propriedade dupla e ver se podemos ajudar nesse processo:
1. Um segundo cão vai ser companhia para o seu cão quando você não estiver em casa.
Este certamente parece ser um “pro”, especialmente se você tiver um cão particularmente social ou um propenso a ansiedade de separação. Os cães são animais que naturalmente anseiam por companhia. (Basta perguntar se querem colo.) Mesmo que eles não estejam interagindo com seus companheiros de casa a cada segundo, eles levam conforto em ter esse companheirismo e saber o seu lugar dentro da hierarquia. Além disso, os momentos em que afagam são inestimáveis!
Os problemas surgem quando os esforços adequados não são feitos para garantir um bom ajuste entre os dois cães. Se você adicionar um segundo cão para sua família sem o seu cachorro atual em mente, pode haver conflitos. Eles não necessariamente tem que ser da mesma raça, idade ou mesmo um tamanho compatível, mas seus níveis de atividade e temperamentos devem ser semelhantes. Certifique-se de manter a programação atual do seu cão e dar igual atenção e carinho para ambos os cães a fim de evitar o ciúme.
2. Dois cães vão se divertir juntos, dando uma pausa às vezes.
Nossos cães gostariam de estar conosco cada segundo, se possível. Enquanto sua devoção é emocionante, todo mundo precisa de uma pausa às vezes. Como quando você está tentando fazer seus impostos e seu cachorro continua a deixar cair uma bola de tênis suja, coberto de baba em sua pilha de recibos. Dois cães se divertem juntos, brincam, pulam, rolam de uma maneira que nenhum companheiro humano jamais poderia imitar com sucesso.
3. Dois filhotes = duas vezes o trabalho.
Claro, ter dois cães irá poupá-lo de sessões de jogo o tempo todo, mas você ainda precisa fornecer o exercício e treinamento para cada cão. Aualmente tenho três cães, e coordenar a minha caminhada matinal era bastante difícil quando filhotes. Cada um queria ir para um lado. Enquanto o Luke queria cheirar e fazer xixi em todos os postes, Buba e Lady queriam correr atrás dos passarinhos ou cheirar a grama para ver se encontravam algum colega. Quando foram treinados a andar na coleira juntos, eles melhoraram bastante e agora é tudo mais tranquilo. Cães com mal hábitos é um risco e deve ser evitado.
4. Dois cães = dobro das contas
Manter nossos cães saudáveis é um empreendimento caro, não importa quantos você tenha. Proporcionar a melhor dieta, os produtos mais seguros e cuidados veterinários de primeira qualidade tem um preço e com certeza vai afetar o seu bolso. Alguns veterinários oferecem descontos nos preços das visitas para quem possui mais de um animal de estimação, mas no geral, o seu investimento vai praticamente o dobro, se você adicionar um novo cão para o pacote.
5. É mais difícil planejar as férias.
Não importa se você escolhe uma babá, um canil ou uma instalação de luxo, encontrar o atendimento adequado para dois cães é mais difícil e mais caro do que é para um único filhote. Eu prefiro ter alguém na minha casa com os nossos cães quando saimos da cidade. Eu gosto da idéia de manter a rotina deles deixando-os com uma babá ou com algum amigo de confiança na minha própria casa. Isso faz com que eles sofram menos e saibam que eu vou voltar. Mas nem sempre essa opção é possível. Achar alguém que queira cuidar dos seus animais não é uma tarefa fácil. Mesmo se você está pagando por uma babá profissional, você vai se preocupar duas vezes mais quando você tem que deixar dois cães para trás, em vez de um.
6. Duplo cães = Duplo amor.
Eu, particularmente, recomendo ter dois cães. O amor que você recebe é em dobro, as lambidas, a festa que você recebe quando chega em casa depois de um dia exaustivo de trabalho, tudo é em dobro. Você nunca se sente só pois sempre tem um na sua “cola” ou no seu colo e, sempre ficamos mais tranquilos se demorarmos para voltar para casa pois sabemos que nosso amigo tem um amigo.
Isso pode parecer um pouco estranho para aqueles que não se consideram “pais-patas” mas para todos os amantes de cães faz todo o sentido. As bagunças, ruídos, responsabilidades e custos podem ser todos em dobro quando você adiciona outro cão na família, mas o mesmo acontece com o amor. E o mais importante é realmente o amor. O que mais importa!?
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe