Viscacha
Lixeiro da natureza
NOME COMUM: Viscacha
NOME EM INGLÊS: Plains Viscacha
NOME CIENTÍFICO: Lagostomus maximus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Chinchilidae
COMPRIMENTO: 60 cm , mais de 20 cm de cauda
PESO: 7 kg
As viscachas constroem redes de galerias subterrâneas, onde vivem em colônias. Muito limpas. Tiram o lixo e o amontoam na entrada. Além disso, não se sabe bem por que, elas juntam a esse lixo tudo o que encontram, como pedras e objetos jogados ou perdidos pelas pessoas.
Encontrada na Argentina, a viscacha é um roedor grande, rechonchudo e de cabeça maciça. A pelagem rude e áspera desse animal é acinzentada no dorso e branca no ventre. Sua cabeça tem listras horizontais pretas e brancas.
As viscachas vivem nos pampas e passam o dia dentro de suas tocas. Ao sair da noite, saem para comer e se alimentam principalmente de capim, raízes e grãos de cereais. Costumam se apropriar da ração do gado e, por isso, são muito perseguidas pelos agricultores, que procuram extermina-las. Além disso, são pouco prolíferas e só reproduzem uma vez por ano. Esses fatos explicam o seu quase desaparecimento das regiões de criação de gado.
A Viscacha é capaz de procriar em cativeiro. No selva quando em condições são favoráveis, são produzidos dois crias anualmente. Porém, viscachas das planícies na Argentina têm uma única estação de procriação na qual acasalando acontece em março-abril e nascimentos em julho-agosto.
O período de gestação dura 145-154 dias. O número de filhotes por cria normalmente é dois, mas pode chegar a quatro. Quando nascido, o filhote é precoce e completamente peludo, pesando aproximadamente 200 gramas. Mama na fêmea no mínimo durante 21 dias, mas o filhote é normalmente desmamado depois de oito semanas. As fêmeas alcançam maturidade sexual a 8.5 meses e machos a 15 meses.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe