Urso-preto
Nome Comum: Urso-preto ou baribal
Nome em inglês: American black bear
Nome em espanhol: Oso negro americano
Nome científico: Ursus americanus
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Helarctos
Comprimento: 1,30 e 1,80 metros
Altura de ombro: 1.20 m
Peso: até 250 kg
Reprodução: As fêmeas do urso-negro normalmente têm suas primeiras crias aos cinco ou seis anos de idade, e se acasalam de maio a agosto. As crias permanecem com as mães cerca de 17 meses, passando o seu primeiro aniversário com ela numa toca de Inverno. Dado que a fêmea dá à luz no Verão, após a partida da sua cria anterior.
Maturidade Sexual: 3 a 6 anos de idade
Acasalamento: maio-agosto
Gestação: 210 a 215 dias
Período de hibernação: 2 a 7 meses. Existem ursos que não hibernam
Nascimento: novembro-fevereiro
Desmame: 4 meses de idade
Intervalo entre as ninhadas: 2 anos
Nº de crías por Fêmeas: 1 a 4. Nascem durante a hibernação pesando cerca de 450 gramas. A mãe cuida deles por cerca de dois anos.
Tempo de vida em cativeiro: de 30 a 40 anos
Distribuição demográfica: originário do México, Estados Unidos e Canadá.
Habitat: Ele vive nas florestas de coníferas das regiões subárticas, na tundra aberta e terras baixas, perto de rios e água corrente, e mudam seu habitat de acordo com a estação do ano. No verão, o urso-negro prefere grandes áreas florestais. Já na primavera, procura os grandes rios onde gosta de pegar peixes.
Alimentação: Como são onívoros, os ursos-negros norte-americanos se alimentam de frutas silvestres, raízes e bolotas, assim como peixe, carniça e insetos. Se houver comida suficiente disponível, eles podem comer até 20 quilos por dia. Antes de entrarem em hibernação, eles chegam a engordar 2,5 quilos por dia.
Característica Física: Os ursos-negros têm pelagens de diferentes colorações – do preto ao azul-acinzentado, do marrom ao canela, ocre e bege – dependendo da subespécie. Normalmente, eles têm uma marca branca em forma de estrela no tórax. O pêlo do chamado urso “cinnamon” (canela) brilha em um tom castanhoo-avermelhado. Em contraste, o urso Kermode das costas do Alasca tem nomes curiosos, como urso branco, “fantasma” ou “espírito”, devido ao pêlo louro claro ou branco. Já os ursos-negros em tons castanho-chocolate podem ser diferenciados dos ursos-pardos pelo dorso arredondado e a ausência da corcova de músculos na nuca, que caracteriza estes últimos.
Estilo de vida: Os ursos-negros são solitários e vagueiam por um território fixo. As fêmeas grávidas e os machos de regiões mais frias hibernam durante o inverno, por um período de até sete meses.
Status: O número de ursos-negros norte-americanos é estimado em aproximadamente 500.000, e é considerado estável. Somente as populações do leste dos Estados Unidos estão em perigo de extinção.
Quando é atacado, o urso-negro distribui vigorosos golpes com suas patas. No entanto, ele geralmente é um dos mais pacíficos entre os grandes ursos. Como é um escalador ágil, devido a suas garras afiadas, ele normalmente procura refúgio no alto das árvores.
Desde pequeno, o urso-negro tem grande habilidade para subir em árvores e montanhas. É principalmente um habitante da floresta, mas sua pelagem espessa permitiu que se dispersasse para o norte até os limites da tundra.
Passam o inverno sozinhos, dormingo (hibernando) numa caverna, em uma confortável cama de folhas. É ali que nascem os filhotes. Ficam com a mãe até os dois anos, quando atingem um tamanho razoável e habilidade prórpias dos adultos.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe