Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Trump retira proteções de baleias e golfinhos ameaçados

luke_news

-26 de Julho de 2017-

Foto: Tory Kallman, Getty Images
Foto: Tory Kallman, Getty Images

Em mais uma mudança perturbadora da administração Trump, foi anunciado que o governo dos Estados Unidos cancelou as proteções de baleias ameaçadas de extinção, golfinhos e tartarugas-marinhas feridos ou mortos por redes de pesca em West Coast.

A regra agora extinta, seria aplicada a menos de 20 embarcações de pesca que usam as redes monstruosas para capturar peixes-espada na Califórnia e no Oregon, teria interrompido o uso dos instrumentos por até duas estações se muitos animais dos nove grupos de baleias, mares Tartarugas e / ou golfinhos fossem presos.

A pesca é uma indústria excessivamente cruel que tem devastado oceanos ao redor do mundo. A medida inicialmente introduzida pelo Pacific Fishery Management Council em 2015 seria aplicada a baleias anãs, jubartes e cachalotes, baleias-piloto e golfinhos comuns, assim como a tartarugas, entre elas as tartarugas-marinhas verdes ameaçadas de extinção, segundo o World Animal News.

“A administração do Trump declarou guerra às baleias, golfinhos e tartarugas da costa da Califórnia. Esta determinação só provocará mais litígios potenciais e leis envolvendo a pesca. Não é um bom sinal”, observou Todd Steiner, diretor da Turtle Island Restoration Network, localizada no Norte da Califórnia.

Catherine Kilduff, advogada do Centro de Diversidade Biológica, alertou que “qualquer dano acidental às comunidades ameaçadas de baleias jubarte e tartarugas leatherback seria particularmente perigoso, considerando os números baixos de 411 de um grupo de jubartes”.

Enquanto os números da NOAA estimam que o número de embarcações diminuiu de 129 em 1994 para 20 em 2016, muitos discordam.

“A pesca de redes da Califórnia mata mais mamíferos marinhos do que todas as outras da costa oeste combinadas”, diz Steiner.

Infelizmente, a notícia devastadora chega depois da parceria entre a Fundação Leonardo DiCaprio, o Governo do México e a Fundação Carlos Slim, para apoiar os esforços para salvar vaquitas criticamente ameaçadas.

Fonte: ANDA - www.anda.jor.br