Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Trinca-ferro




logo_aves

destaque_trica_ferroO trinca-ferro ou tempera-viola (Saltator similis) é uma ave passeriforme da família Thraupidae, que ocorre no Brasil e países limítrofes, de coloração geral olivácea, cabeça acinzentada, garganta ocre-clara, peito e abdome cinzento-oliváceo, lavado de ocre no meio. Sua dieta baseia-se em frutos silvestres e insetos, podendo alimentar-se também de pequenos vertebrados, inclusive atacando ninhos de outras aves para alimentar-se de ovos e filhotes. É uma ave extremamente territorialista, onde o macho dominante, através de seu canto extremamente alto, tenta manter afastado outros machos que tentam adentrar seu domínio. Na natureza, o Trinca Ferro é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul[1]. Devido a sua grande distribuição, o Trinca Ferro acabou se dividindo em cerca de 8 formas de pássaros do gênero “Saltator”, e praticamente todas são iguais.

O macho e a fêmea são idênticos, sendo o canto o fator que os distingue. Em alguns casos a fêmea pode desenvolver uma espécie de canto parecido com o do macho, mas não tão alto, sendo perfeitamente distinguível. Não se sabe ainda o motivo palo qual algumas fêmeas desenvolvem este canto. Tal fenômeno foi observado em aves mais velhas.

É uma ave altamente valorizada por criadores e é alvo constante de contrabandistas de animais silvestres.

Sua criação em cativeiro exige autorização especial do IBAMA, uma vez que este pássaro faz parte da fauna brasileira. Recomenda-se, para aqueles interessados em criar esta ave, a compra de espécimes provenientes de criadouros certificados e anilhados,a fim de evitar o contrabando de aves.

O trinca-ferro é uma ave que, quando em cativeiro, exige uma alimentação variada e um ambiente limpo e amplo, com exposições diárias ao sol, preferencialmente no período matutino.

Seu período reprodutivo se dá entre agosto e novembro, sendo que sua ninhada consiste normalmente em 2 ou 3 filhotes, podendo haver exceções.

A maior dificuldade em conseguir sua reprodução em cativeiro está na alimentação dos filhotes, que consiste basicamente em insetos, sendo que na natureza os pais fornecem uma grande variedade de espécies a fim de conseguir todas as proteínas necessárias para o desenvolvimento necessário dos filhotes.

Seu habitat natural é a orla das matas, dificilmente sendo encontrado em regiões de mata fechada, preferindo viver na capoeira (vegetação). Seu tempo de vida, dura entre 8 e 12 anos.

Manutenção

A higiene é fundamental para que as aves se mantenham saudáveis. O papel do fundo das gaiolas deve ser substituído pelo menos duas vezes por semana e a bandeja do fundo lavada uma vez por semana.

Os bebedouros devem ser lavados com uma solução de cloro e a água trocada todos os dias. A cada dois dias os comedouros devem ser lavados com cloro e secados. O ideal é ter dois pares de bebedouros e comedouros para cada gaiola.

As aves gostam de banhos frequentes, principalmente nos dias mais quentes, portanto deixe uma banheira de tamanho adequado a cada espécie. A banheira deve ser retirada após o banho, para evitar que as aves bebam desta água, minimizando as chances de contaminação.

Os poleiros devem ser mantidos sempre limpos, sem fezes, e lavados com uma solução de cloro pelo menos uma vez por semana.

Assegure banhos de sol diários, de preferencia no período da manhã.

Nome Científico: Saltator similis
Nome em Inglês: Green-winged saltator
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Familia: Thraupidae
Genero: Saltator

Reprodução;

Dimorfismo sexual: não apresenta diferença entre machos e fêmeas.
Período de incubação (choco): 12 a 15 dias (quantidade de ovos): em média 2 a 3 ovos.

Tipo de Ninho: em formato de taça, com 12 cm de diâmetro.

Gaiola de reprodução: 1 m (comprimento) x 40 cm (altura) x 30 cm (profundidade). Devem ter uma grade móvel no fundo para que as aves não tenham contato com suas fezes.
Desmame: aproximadamente 45 dias.
Maturidade sexual: em torno de 12 meses.