Tratamento com Homeopatia
É cada vez mais comum a ocorrência de problemas comportamentais em cães.
Entendemos por problemas comportamentais não só qualquer comportamento esquisito mas também qualquer comportamento em excesso.
Neles estariam incluídos não só problemas de agressividade sem motivo, mas também aquelas manias que seu cão às vezes tem, como o de lamber as patas exaustivamente, fazer xixi fora do lugar, agitação excessiva, timidez etc.
A homeopatia considera os comportamentos, atitudes e manias como sendo sintomas, e como tal, podem ser tratados e resolvidos, ou no mínimo, minimizados.
Quando o indivíduo adoece essa doença fica interna, se exteriorizando por meio de sintomas, que podem ser:
– Sintomas Mentais:
Não querem dizer doença mental, na concepção que estamos acostumados a ouvir. E sim se referem a um modo pessoal de reagir a determinadas situações; como por exemplo ao medo (alguns animais quando se deparam com situações de perigo recuam, enquanto que outros partem para o ataque).
– Sintomas Gerais:
Se referem ao animal como um todo, englobando várias esferas, tais como suas preferências alimentares, sua piora ou melhora diante de alguma situação, fato, hora do dia ou clima, por exemplo.
– Sintomas Físicos
São aqueles que conhecemos como doenças; ou seja, as doenças que o animal já apresentou durante toda a sua vida.
Verificaremos que determinados animais têm uma maior tendência a desenvolver determinadas doenças. Alguns têm otite por várias vezes, enquanto que outros têm pneumonias, e outros ainda têm insuficiência renal. Isto se deve ao fato de que cada organismo apresenta facilidade de exteriorizar seu mal desta ou daquela forma.
Então quando medicamos o animal com homeopatia nos baseamos nestes sintomas todos (totalidade sintomática) e estaremos tratando dessa doença interna, promovendo o equilíbrio do paciente. Com isso todos os sintomas apresentados por ele estarão sendo tratados e corrigidos, inclusive os sintomas mentais. Dessa forma podemos tratar os distúrbios comportamentais.
Sabemos que determinados comportamentos são fruto de criação inadequada, estímulos que o meio lança no indivíduo, mas o tipo de reação, a forma como esse animal reagirá a este estímulo é individual, sendo esta reação individual considerada sintoma.
Atualmente já está provado pela medicina em geral que podemos ter desenvolvimento e de tumores e outras doenças a partir de um trauma e/ou uma tristeza muito grande. Ou seja, é o trauma, e o psiquismo determinando quadros físicos.
Sim, animais também sofrem traumas, seja por perdas, por mau tratos, por falta de companhia, etc. e os comportamentos resultantes desses traumas podem ser tratados com a homeopatia.
A psicologia também auxilia o tratamento, orientando o proprietário como conduzir melhor a sua relação com o cão. Mas como nos cães o tratamento psicológico é bastante limitado a homeopatia colabora enormemente para o tratamento dos distúrbios comportamentais.
A homeopatia não realiza milagres, existem casos onde o manejo do cão, relação das pessoas da casa com ele, já causou danos tão graves que não conseguimos reverter inteiramente o quadro, mas com certeza conseguiremos minimiza-lo; e de qualquer forma, estaremos prevenindo as “doenças físicas” que poderiam ocorrer.
Especialista em Homeopatia - IHB 1998
Juiz de Fora - MG