Toxoplasmose ocular
Prezados amigos, uma amiga minha contraiu a toxoplasmose ocular, fiquei muito assustada com essa doença. Gostaria de saber mais detalhes sobre ela, pois tenho um gatinho que inclusive dorme comigo, estou correndo algum risco de também contrair a doença? O que fazer para evitar? Aguardo sua resposta. Muito obrigada.
Ana Luiza
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário de distribuição cosmopolita, cujo hospedeiro definitivo é o gato, com mais de 300 espécies animais funcionando como hospedeiros intermediários. Pode se manifestar clinicamente de diversas maneiras; porém, caracteristicamente, é assintomática ou oligossintomática nos
pacientes imunocompetentes. Quando atinge os imunocomprometidos determina quadros graves e, se infecta a gestante, pode ocasionar danos importantes no concepto. Uma das causas mais frequentes da retinocoroidite no Brasil é o comprometimento ocular da toxoplasmose, geralmente uma manifestação tardia da infecção congênita.
O homem adquire a infecção pelo T.gondii primariamente através da ingestão de carne mal cozida contendo cistos tissulares ou através de água ou alimentos (frutas, verduras, legumes) contaminados por oocistos, ou ainda pela exposição a oocistos no solo contaminado com fezes de gato.
A infecção pode ser :
A)Toxoplasmose congênita- é passada para o feto por via transplacentária, sendo que a mãe presumivelmente adquiriu uma infecção primária na concepção ou mais tarde durante a gestação. Pode ocorrer abortamento, se a infecção ocorrer precocemente na gravidez. A infecção mais tardia na gestação pode resultar em aborto ou natimorto, ou no nascimento de uma criança viva com doença clínica. A doença pode ser severa, fulminante e
rapidamente fatal, ou pode não haver qualquer sintoma. Os sintomas de infecção subaguda podem começar logo após o nascimentomas, mais frequentemente aparecem meses a vários anos mais tarde. A coriorretinite crônica, icterícia severa, hepatoesplenomegalia, erupção maculopapular, púrpura trombocitopênica, calcificação intracerebral, convulsões,
opistótono, distúrbios psicomotores ou outros sintomas do SNC e hidrocefalia ou microcefalia são comuns. Pode ocorrer cegueira e retardo mental severo. A doença crônica, com recaídas, ocorre em pacientes que sobrevivem à fase subaguda.
B)Toxoplasmose adquirida – é raramente sintomática e geralmente é diagnosticada sorologicamente. No entanto, infecção sintomática pode se apresentar em qualquer uma das seguintes formas:
1-Forma linfática leve, a mais comum e pode lembrar a mononucleose infecciosa. É caracterizada por linfadenopatia cervical e axilar, mal-estar, dores musculares e febre irregular baixa. Anemia leve hipotensão, leucopenia, linfocitose e função hepática discretamente alterada podem estar presentes. Mais comumente, se apresenta como uma linfadenopatia cervical assintomática.
2-Uma infecção disseminada fulminante aguda ocorre primariamente em pacientes incompetentes imunologicamente, frequentemente com uma erupção, febre alta, calafrios e prostração. Alguns pacientes podem desenvolver meningoencefalite, hepatite, pneumonite ou miocardite.
3-A toxoplasmose crônica provoca retinocoroidite severa; fraqueza muscular, perda de peso, cefaléia e diarréia podem estar presentes. Os sintomas são vagos e indefinidos, e o diagnóstico é difícil.
O diagnóstico é geralmente estabelecido sorologicamente, pela demonstração de antígenos no líquor e sangue, pela histopatologia da biópsia ganglionar, porém na prática utiliza-se a pesquisa de anticorpos do tipo IgM e IgG pela reação de imunofluorescência indireta ou ELISA. O teste Sabin-Feldman demonstra principalmente IgG e se o título for maior ou igual a i/4096 sugere infecção recente. Anticorpos IgM aparecem durante a primeira semana de doença, atingem um pico dentro de 1 a 2 semanas e voltam ao normal dentro de 3 semanas a vários meses. Os anticorpos IgG sobem mais lentamente,
apresentam um pico em 1 ou 2 meses e podem permanecer altos e estáveis durante meses a anos.
O prognóstico é sombrio na toxoplasmose congênita adquirida durante o primeiro trimestre. As crianças acometidas morrem cedo ou sofrem lesões crônicas destrutivas no SNC. Infecções adquiridas no terceiro trimestre geralmente são assintomáticas. O prognóstico na toxoplasmose adquirida após o nascimento é bom. O grande número de
pessoas com toxoplasmose latente ou curada, e o fato de a doença raramente ser fatal em adultos, indica que, em geral, a infecção adquirida depois do nascimento é leve. A reativação da toxoplasmose em pacientes imunossuprimidos geralmente termina em óbito.
O tratamento é medicamentoso e depende da forma da doença.
Um abraço, com afeto
Dr. Paulo Cesar Madi
Clínica Médica – Santo Antônio da Posse – SP