Toma, segura, larga e busca
Nesta aula você irá precisar de um haltere, desses de madeira, próprios para cães carregarem.
Repita todos os comandos, em seguida dê o comando “SENTA, depois “FICA”. Posicione ao seu lado e com a mão direita segure o objeto e com a esquerda tente obrigá-lo a aceitar o haltere. Se ele não quiser abra a sua boca e coloque o haltere dentro e diga: “TOMA”. Segure a boca do cão por alguns segundos com o comando “SEGURA”. Depois de alguns segundos diga: “SOLTA”. Neste momento, provavelmente ele soltará o haltere.
Tente mais algumas vezes não esquecendo de deixar o cão cheirar antes o haltere. Repita a lição. É importante não perder a paciência, pelo contrário, continue agradando e falando palavras amigáveis. Depois de alguns dias o cão permanecerá com o objeto na boca até o comando “SOLTA”.
Após ele estar bem treinado pegando o objeto com o comando “TOMA” e soltando com o comando “SOLTA” está na hora de ensinar a ir buscar e trazer os objetos. Coloque uma guia longa no cão e brinque com ele e com o haltere. Em seguida, jogue o haltere numa distância curta e diga “BUSCA”. Provavelmente o cão irá buscar porque, para ele não passará de uma brincadeira e ele aprendeu a gostar do haltere. Neste momento”, quando ele pegar o haltere você deve agradar bastante e andar um pouco com ele com o haltere na boca. Em seguida puxando a guia de volta diga “AQUI”. Quando ele chegar perto de você dê o comando “SENTA” e o comando “SOLTA”.
Brinque com ele várias vezes. Este é o tipo de exercício que ele gosta muito e terá muito prazer em fazer. Com o tempo retire a guia e exercite com ele solto. Observe se ele obedece todos os comandos, se isto não acontecer repita a operação com muita paciência.
Foto: Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Adestrador: Silvio Quintino de Godoy