Tigre
NOME COMUM: Tigre
NOME EM INGLÊS: Tiger
NOME CIENTÍFICO: Panthera tigris
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: Varia de 142 a a 2,60 m, até a raiz da cauda. A cauda pode Ter mais de 1 metro
ALTURA: 90 a 100 cm
PESO: 130 a 320 Kg
PERÍODO DE GESTAÇÃO: 100 a 108 dias
FILHOTES: 1 ninhada (1 a 4 filhotes) cada 3 anos. Os filhotes começam a separar-se da mãe aos 3 anos. Quando nascem os filhotes medem cerca de 30 cm e não pesam mais do que 1 quilo.
HABITAT: O habitat original do tigre foi Sibéria. Daí espalhou-se pela Índia, Indochina, Birmânia, Sumatra, Bornéu, Java, Bali, Turquia e Cáucaso.
TEMPO DE VIDA: Tempo de vida médio de um tigre é de 20 anos. Os machos, em geral, vivem menos que as fêmeas.
CURIOSIDADES SOBRE O TIGRE:
- O maior tigre encontrado até hoje foi um tigre-da-sibéria com 2,60 metros de comprimento e 320 quilos de peso.
- A única maneira de saber se um tigre é macho ou fêmea é pela companhia ds filhotes, já que é a penas a fêmea que cuida da cria.
- Os dentes caninos dos tigres são maiores que os de qualquer outro predador, sendo, por exemplo, no mínimo dez vezes mais compridos que o maior dente de um homem.
- As listras da cara do tigre são como a impressão digital de uma pessoa. Não há duas pessoas com a mesma impressão, assim como não há dois tigres com o mesmo padrão de listras.
- O tigre consegue saltar 9 metros de distância em superfícies planas e quase 5 metros de altura.
Com todo seu peso e tamanho o tigre é capaz de se locomover com extrema graça e elegância e sem fazer o menor ruído. - Os tigres são suficientemente fortes para arrastar grandes presas por longas distãncias. Um único tigre, por exemplo, pode puxar um búfalo-indiano que pesa cerca de 900 quilos. Para locomover um peso tão grande seriam necessários cerca de 14 homens fortes.
- Quando faminto um tigre grande pode comer até 45 quilos de carne em uma só refeição. Isso equivale a 1/5 do seu próprio peso.
- Os tigres são animais misteriósos e, possuêm códigos prórpios e inúmeras maneiras de se comunicarem entre si, por exemplo, eles tem a mania de arranhar arvores e deixar a marca de suas garras.
- Os maiores tigres têm pêlos mais espesso e vivem nas partes mais frias da Sibéria.
Os tigres da selva são sensíveis ao calor e usam a água para refrescar-se. São ótimos nadadores e já houve casos de tigres nadarem mais de 5 quilômetros.
PELAGEM: A pelagem do tigre tem como cor de fundo o amarelo claro, que pode variar até o tijolo. Existem tigres em que a cor de fundo é branca.
O tigre possui garras fortes, dentes afiados e enfrenta qualquer animal. É o maior felino, mesmo velho, fraco e ferido poderá atacar o homem.
Hoje, o número de tigres não passa de 5 mil em todo o mundo. É um animal protegido, quer dizer, é proibido caçá-lo.
Os tigres correm muito depressa, principalmente no inverno, quando são mais ativos. A visão não é boa mas a audição e o olfato são muito aguçados. É na base do som e do cheiro que eles perseguem o veado e o antílope de que se alimentam. É um animal solitário, exceto na época do acasalamento, quando a fêmea e o macho compartilham o mesmo território.
Os tigres habitavam antigamente quase todo norte gelado da Ásia, outros viviam nas cordilheiras da Ásia central e muitos ainda habitavam as densas e úmidas florestas do sul. Vivendo em lugares diferentes, desenvolveram-se em várias subespécies, apresentando características diferentes. Embora possam viver em climas e ambientes variados, os tigres não conseguem conviver com o ser humano. Tantos foram os tigres abatidos pelo homem, que duas subespécies já foram exterminadas.
Tigre-de-bengala (Panthera tigris tigris) 158 – 211 cm – Atualmente, o tigre-de-bengala é a espécie mais comum. Existem no mundo cerca de 2.500 tigres-de-bengala, a maioria deles vivendo na Índia. |
EXTINTO Tigre-do-cáspio (Panthera tigris virgata) 158 – 201 cm – O tigre-do-cáspio é uma das espécies provavelmente extinta. Hoje é visto apenas em ilustrações. |
Tigre-da-china (Panthera tigris amoyensis) 145 – 180 cm – O tigre-da-china vive em diversas regiões do país que lhe dá o nome. mas, atualmente, não existe mais do que cem animais desta espécie em todo aquele território. |
Tigre-da-sibéria (Panthera tigris altaica) 158 a 225 cm – O tigre-da-sibéria é o maior de todos os tigres atuais. Abrigado por uma espessa pelagem, ele enfrenta o clima gelado daquela região.A cor clara de seu pêlo o confunde com a neve e permite qhe ele se aprosime da presa sem ser perseguido. Existem hoje cerca de duzentos desses animais vivendo em liberdade. |
Tigre-de-sumatra (Panthera tigris sumatra) 142 a 173 cm e o Tigre-de-java – EXTINTO – (Panthera tigris sondaica) vivem em ilhas cobertas por densas florestas tropicais, no sul da Ásia. Para correr e se esconder com mais facilidade, esses animais são favorecidos por um porte menor do que o comum. Ainda assim, existem tigres no continente asiático. |
Tigre-branco (Panthera tigris) – O tigre-branco, considerado durante muito tempo um “tigre fantasma”, personagem de lenda, é uma variedade rara, originária da Índia. |
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe