Tenébrios – Tenebrio molitor
Trata-se de espécies de besouro conhecida cientificamente como Tenebrio molitor. São animais comumente utilizados como alimento vivo. Extremamente fáceis de serem criados, constituem um bom alimento para muitas espécies de lagartos e aves.
Para se iniciar uma cultura de tenébrios, necessita-se de uma caixa com aproximadamente 40X40X30 cm. A caixa deverá ser provida de tampa telada, uma vez que os animais adultos tem asas e portanto podem escapar com facilidade. Preenche-se a caixa com uma camada de farelo de trigo; sobre esta camada coloca-se pedaços, cortados em sentido longitudinal, de banana, chuchu ou outros itens, que servirão de alimento para os besouros. Podem ainda ser colocados amendoins e pedaços de pão. Um pedaço de pano dobrado sobre o conjunto pode facilitar a captura dos besourinhos, pois estes tendem a se agrupar nas dobras do pano. O ambiente deve ser mantido relativamente seco, uma vez que os tenébrios não se desenvolvem bem na presença de umidade.
Em 3 messes ocorre todo o ciclo (larva, crisálida, besouro) do besouro. As larvas que se movimentam rapidamente juntamente com os besouro pequenos devem ser eliminados pois são parasitas, já as larvas que estão paradas quase mortas vão se transformar em crisálida e depois em besouro que botarão ovos para o nascimento de outras larvas. Manter longe do alcance de predadores como a formiga e pupas.
O curió gosta de usar a larva na alimentação dos filhotes.
Artigo sobre Curió
Bibliografia:
Répteis do Brasil – Manutenção em cativeiro
Luiz Roberto Francisco – Editora Amaro Lida – 1997
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe