Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Seriema




logo_zoo

seriema1NOME COMUM: Seriema também conhecida como siriema e sariema
NOME EM INGLÊS: red-legged seriema
NOME CIENTÍFICO: Cariama cristata
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: gruiformes
FAMÍLIA: cariamidae
TAMANHO: de 82 a 92cm de comprimento, que vai da ponta do bico até a cauda.
PESO: 25 a 30 kg
CARACTERÍSTICA FISICA: a seriema possui porte imponente e cauda longa. Sua plumagem é cinza-amarelada, com finas riscas escuras: abdomêm um pouco mais claro, bico e pernas vermelhos. Tem a crista formada por um tufo de penas longas, com cerca de 12 cm. É uma das poucas aves que possuem pestanas.
seriema3HABITAT: áreas de cerrado, pastos e Campinas.
DISTRIBUIÇÃO: América do Sul, leste da Bolívia ao Norte da Argentina, incluindo Paraguai, Uruguai e todo o Brasil Central (Minas Gerais e Goiás) e Oriental (Piauí a Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul).
DIFORMISMO SEXUAL: os machos são mais acinzentados que as fêmeas, e estas mais amareladas.
REPRODUÇÃO: nesta época os machos lutam violentamente para disputar as fêmeas.
POSTURA: entre fevereiro e março. Os macho colaboram com as fêmeas na choca dos ovos.
OVOS: de 2 a 4 ovos
INCUBAÇÃO: de 26 a 29 dias
seriema2FILHOTES: nascem conertos de penugem de cor parda que com o tempo vai escurecendo o dorso. Abandonam o ninho com 12 dias de idade e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.
NINHO: Os ninhos são construídos em cima de árvores de médio porte, de 1 a 5 metros de altura. Eles são rústicos, e construídos de materiais grosseiros, como gravetos, barro, folhas e estrume de gado, que é depositado no fundo do ninho, formando uma “tigela” que garante revestimento e conforto térmico durante a incubação. É construído em cima de árvores ralas de médio porte, de 1 a 5 metros de altura.
HÁBITOS: Andam em casais ou em associação em pequenos bandos de 2 a 5 indivíduos. Costuma voar somente em perigo mesmo assim seus vôos são curtos e baixos. Sua marcha é rápida e corre muito bem, podendo percorrer distâncias que variam entre 40 a 70 km por hora.
ALIMENTAÇÃO: caça todo o tipo de insetos (principalmente gafanhotos), sáurios (lagartos), pequenos mamíferos e aves que venham ao alcance de seu poderoso bico, e não gosta de se alimentar de animais mortos.

A sua principal característica é o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilômetro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados. A seriema possui a fama de avisar quando vai chover. Dizem no campo que quando a seriema canta é chuva na certa.

Se for apanhada bem pequena a seriema transforma-se facilmente num animal doméstico. Os fazendeiros costumavam criá-la em galinheiro, pois ela come pequenas cobras e dá um sinal de aviso à chegada de qualquer intruso. Hoje a seriema é protegida pelo IBAMA e é proibida sua criação em cativeiro.

Já as seriemas adultas não se deixam apanhar facilmente e ficam bem camufladas entre as árvores com sua plumagem cinza-amarelado. Elas voam mal, mas são boas corredoras. A “crista” da seriema é um tufo de penas bem compridas, com cerca de 12 cm, situado na base do bico. Essas aves vivem aos pares ou em pequenos grupos e passam o dia no chão, catando vermes, insetos e pequenos répteis (lagartos, cobras). À noite, empoleiram-se num galho baixo para dormir.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe