Sapsali
Outros Nomes: Sapsal Gae; Sapsaree
Apelidos: Exorcising Dog; Ghost hunting clever Dog
Pais de Origem: Korea
Altura e Peso
Macho: 50–58 cm / 18–28 kg
Femea: 48–55 cm / 16–25 kg
Foi considerado, pelo governo coreano em 1992, como um tesouro nacional.
O Sapsali é uma raça coreana felpuda de cachorro. A palavra é seguida em coreano por qualquer gae (significando “cachorro”) ou o ee/i de sufixo, mas geralmente é romanizado como “Sapsaree”. Tradicionalmente, se acreditava que estes cachorros dispersavam fantasmas e espíritos de mal.
Sapsalis são cães de porte médios. Quando adultos seu pêlo é longo e abundante, e, pode ter várias cores incluindo cores solidas ou mistas com sombras pretas. , dourado, amarelado-loiro, avermelhado-laranja, marrom, e sal-e-pimenta que se torna cinza. O pêlo cai em cima dos olhos da mesma maneira que o Sheepdog. Embora o Sapsali se assemelham ao grupod e cães pastores, eles parecem ter sido criados exclusivamente como cães de companhia pois trabalham mais o lado espiritual do que o fisico.
O Sapsali foi identificado e reconhecido através de ambas as sociedades Caninas da Corea, o Clube Canino coreano (FCI) e o Clube de Canil coreano, mas o único cachorro coreano que tem reconhecimento internacional oficial é o Jindo.
Na Coréia, eles são famosos pelo caráter suave, protetor, e leal. Eles são amigáveis e brincalhões com pessoas que eles estão familiarizados, mas agressivo se outro cachorro entra em seu domicílio. Eles não são naturalmente lutadores, normalmente são pacificos. Porém, quando são atacadados, eles se tornam quase que impiedosos, e não deixarão de perseguir o agressor a menos que recebam o camando, pelos donos, para que parem. Por isso é muito importante educar o sapsali desde filhote para que se tornem bons cães quando adultos.
Tais características podem ter contribuído ao nome deles. O nome que Sapsaree pode ser dividido em duas partes: solape, enquanto pretendendo uma perseguição fora, e sar, significando espíritos mais o i é uma parte do idioma coreano para prender atrás de um nome.
A história do Sapsaree é debatida. É conhecido que a raça foi criada originalmente para um propósito espiritual, era, acreditava-se que eles tiveram a habilidade para dispersar fantasmas e espíritos de mal. Até mesmo Kim Yoo Shin do Reino de Shilla foi conhecido por Orazer o seu cão Sapsaree em batalha com ele, presumivelmente para o mesmo propósito. Quando a Coréia foi ocupada pelo japão, no início do século foram mortos muitos cães sapsalis (pelos japoneses) para serem utilizados como casacos para combater o frio do inverno coreano. O debate para o Sapsaree verdadeiramente começa neste momento, eles foram exterminados completamente? Ou alguns ainda existiram para gerar os cachorros de hoje? Alguns acreditam o Sapsaree de hoje simplesmente é uma criação mais nova, e então não justifica ser listado como um tesouro nacional.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe