Rato-lemuriano
Nome Comum: Rato-lemuriano
Nome em inglês: Gray Mouse Lemur
Nome Científico: Microcebus murinus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cheirogaleidae
Características:
Comprimento: até 14 cm, mais 11 cm para a cauda.
Peso: até 35 g
Período de gestação: 59 a 62 dias
Tempo de vida: até 15 anos
Várias espécies aparentadas
Em junho, quando a estação seca, o rato-lemuriano cai em sono profundo. Esse animal do hemisfério sul não acordará antes de setembro. Mesmo antes de junho, se a temperatura descer de 20ºC, ele perde sua vitalidade pouco a pouco. Enquanto dorme, consome as reservas de gordura armazenada principalmente em volta da cauda. Algumas vezes, 3 ou 4 lêmures são encontrados dormindo juntos em uma árvore.
Esta é uma das diversas espécies de lêmures existentes na ilha de Madagascar. Seus olhos grandes e espantados estão bem adaptados à vida noturna. Ele dorme durante o dia em um ninho abandonado ou forquilha de árvore, e sai à noite em busca de insetos, néctar de flores e seiva; come também pequenos pássaros. O grito desse animal é tão agudo (ultra-som) que o homem não pode ouvi-lo.
A fêmea cria 2 ou 3 filhotes por vez, pesando cada um 7 g e medindo 5 cm. Para transportar os filhotes, a mãe pega-os pela pele dos flancos. Co três semanas, já os bons trepadores e brincam uns com os outros. Após um ano e meio são capazes de reproduzir-se.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe