Raposa-voadora
NOME COMUM: raposa-voadora
NOME EM INGLÊS: Malayan flying fox or Large fruit bat
NOME CIENTÍFICO: Pteropus vampyrus
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Chiroptera
FAMÍLIA: Pteropidae
CARACTERÍSTICAS:
COMPRIMENTO: até 40 cm
ENVERGDURA_ até 152 cm
PELAGEM: Corpo marrom-acizentado. Faixa preta nas costas. Pescoço amarelo.
TEPO DE VIDA: aproximadamente 20 anos
Adaptações: A raposa voadora, como outros morcegos, têm dedos muito longos, palmados que servem como asas. Também têm nuito bom faro e visão (ao contrário do mito que todos os morcegos são cegos).
Ciclos reprodutivos e Hábitos Familiares: A raposa voadora tendem a viver em grandes colônias, ou “acampamentos.” Dentro destes acampamentos, vivem, normalmente, um macho e oito fêmeas.
Habitos: A raposa voadora possuem habitos noturnos, e se penduram pelos pés durante o dia.
Dieta: comem frutas e flores. Estes morcegos normalmente chupam as flores e frutas, engolem o néctar e depois cuspam a polpa restante.
Hábitat: Áreas de floresta densas.
Predadores: Humanos às vezes comem morcegos.
Ameaças para Sobrevivência: Destruição de hábitat é uma ameaça grande à sobrevivência de muitos tipos de morcegos frutiferos. Tempestades e a caça também contribum à diminuição de algumas espécies.
Na época do frio, a raposa-voadora se enrola em sua membrana em vez de ficar com seus parentes, os morcegos pequenos da Europa e América. Ela cobre a cabeça, o focinho e até um dos pés, enquanto se pendura pelo outro. Se a temperatura sobe a mais de 35ºC, ela usa uma de suas asas como um leque. Pode até umedecer seu corpo com a própria saliva para se refrescar com a evaporação.
As raposas-voadoras pertencem à subordem dos megaquirópteros, que inclui todos os grandes morcegos. Todas comem frutos e algumas espécies também se alimentam de néctar. Espalham-se por todas as regiões tropicais, com exceção das Américas. A raposa-voadora da Malásia é a maior de todas. As raposas-voadoras da África reúnem-se em bandos de milhares de indivíduos para dormir durante o dia. Procuram abrigo até mesmo nas cidades, aparentemente sem ligar para o barulho. À noite, elas saem à procura de frutos, de cujo suco se alimentam. Ao contrário dos morcegos comedores de insetos, as raposas-voadoras tem olhos grandes e não usam ondas ultra-sônicas para se orientar. Se não houver luz alguma, elas encontram os frutos que comem graças ao seu olfato apurado.
CURIOSIDADE:
O maior dos morcegos é um do mais importante para os humanos. Muitas das frutas e legumes que nós desfrutamos em nossa mesa não existiriam sem estes morcegos. Eles dispersam as sementes e polinizam as flores de muitas plantas.
Algumas das frutas que dependem de morcegos para polinização ou dispersão de semente incluem: Bananas; Pêssegos; Abacates; Manga; Goiaba; Cajueiros; Figos.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe