Rã Comum- O amor é cego
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
SUPERORDEM: Salientia
ORDEM: diplasiocoela
FAMÍLIA: Ranidae
CARACTERÍSTICAS:Ovos: 2000 a 3000 por ano, com GIRINO: cerca de 1,2cm hiberna de de outubro a março( no hemisfério Norte)
Uma coisa estranha acontece durante o período de reprodução da rã comum: O macho fica tão amoroso que procura se cruzar com qualquer coisa, até mesmo com pedras e peixes. Muitas vezes acontece dos peixes morrerem sufocados com o seu abraço apertado. O cruzamento ocorre no fim do inverno, logo após a hibernação, assim que a temperatura sobe um pouco. Machos e fêmeas se reúnem perto de pântano e fazem alarde de sua presença, coaxando. O acasalamento dura cerca de 24 Horas. A fêmea põe 2.000 ou 3.000 ovos, que o macho cobre com esperma. Os ovos são cobertos com uma massa gelatinosa, que protege de intempérie. O desenvolvimento do girino é semelhante ao da rã – verde. Os jovens adultos são capazes de reprodução depois de três anos.
A rã se locomove aos pulos. Alimenta- se de caramujos ,lesmas e insetos, apanhando- os com a língua. Não tem muitos meios de defesa e frequentemente é tragada por peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras. As pessoas também caçam as rãs por causa de sua carne. Esses numerosos predadores, porém, não ameaçam de extinção a rã comum, devido à abundância com que ela se reproduz.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe