Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Proteu




logo_zoo

proteuNOME COMUM: proteu
NOME EM INGLÊS: The Olm
NOME CIENTÍFICO: Proteus anguineus
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Caudata
FAMÍLIA: Proteidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 20 a 30 cm
Corpo alongado

Este animal subterrâneo é um anfíbio, parente próximo da salamandra. Passa toda a vida como larva. Quando nasce, possui dois minúsculos olhos que, depois de três meses, penetram na pele. A córnea vira pela e os olhos desaparecem.

Essa degeneração dos olhos está de acordo com a maeira de viver do proteu. Ele é um habitante de cavernas, encontrado perto de cursos de água subterrâneos ou em poços profundos. Enterrado entre pedras, está sempre no escuro. Se o proteu é repentinamente exposto à luz, ele escurece e pode morrer.

O proteu respira principalmente sob a água, no que é diferente da maioria dos anfíbios capazes de respirar ao ar. Ele possui duas brânquias vermelhas parecidas com penas. Sua reproduação, como a da salamandra, é interna, mas não há acasalamento. O macho deposita um saco de esperma, que é colhido pela fêmea; os ovos são fecundados à medida que são postos. Os proteus alimentam-se de camarão de água doce e resíduos animais. Em cativeiro, têm sido mantidos sem limentos por 2 a 5 anos. Esses anfíbios cegos são criados em piscinas subnterrâneas para fins de pesquisas.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe