Poblemas com carrapatos
Olá!
Em primeiro lugar quero lhe dar os parabéns pelo ótimo trabalho que vem sendo realizado pela Saúde Animal. Estou lhe escrevendo porque estou tendo problemas com carrapatos em minha égua. Para o controle ao longo de seu corpo, eu estou pulverizando “Butox” e venho tendo bons resultados. O problema é na parte interna das orelhas. Tentei aplicar “Tanidil”, um pó muito eficaz só que de difícil aplicação. O método tradicional de contenção “pé de amigo” não funciona e acho que o “cachimbo” é muito agressivo, se aplicado por pessoa inexperiente. Como faço para me livrar dos carrapatos? Existe algo que possa ser injetado para fazer o controle? Gostaria de saber que danos podem causar os carrapatos ficando por muito tempo na orelha de meu animal? A propósito, ela já se machucou de tanto coçar a cabeça. Depois de mortos, o que acontece com os carrapatos? Ficam depositados no ouvido do animal ou caem naturalmente?
Peço que me responda o quanto antes, pois estou preocupado e não me agrada a idéia de ter carrapatos (arg!) nas orelhas de minha companheira. Só para efeito de curiosidade, sou estudante de med. veterinária na UVV.
Obrigado pela atenção!
Marcelo
Caro Marcelo, obrigado por suas gentis palavras. Realmente, carrapatos são um transtorno para todos. O carrapato pode transmitir doenças aos animais e ao homem, além de que, localizados na orelha, podem causar infecções levando até mesmo à perda do pavilhao auditivo externo. O combate sistêmico dos carrapatos deve ser feito e uma das maneiras voce já está usando. Na orelha você pode usar o Tanidil mesmo, desde que tenha sido recomendado por um clínico. Consulte um veterinário especialista em equinos e ele poderá orientá-lo na utilização de produtos não tóxicos e efetivos. Quanto aos métodos de contenção, se fazem necessários às vezes, é importante observar normas de segurança para o animal e para as pessoas que estão em contato com o mesmo.
Um abraço,
Dr. Clélio Costa Carreira – Veterinário em Campinas – SP