Pinguim-imperador
NOME COMUM: Pinguim-imperador
NOME CIENTÍFICO: Aptenodytes forsteri
NOME EM INGLÊS: Emperor Penguim
REINO: Animal
FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM:Spenisciformes
FAMÍLIA: Spheniscidae
ESPÉCIE: forsteri
COMPRIMENTO: até 1.20 m
PESO: até 40 kg
PERÍODO DE INCUBAÇÃO: Os imperadores botam apenas 1 ovo. A incubação dura em torno de 2 meses.
ALIMENTAÇÃO: O pingüim de Imperador alimenta principalmente em peixe, crustáceos pequenos e lula.
ORIGEM:
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Continente Antártico
DIFORMISMO SEXUAL: Machos e fêmeas são indistinguíveis durante a maioria do ano. Porém, quando se tornar tempo pelo macho trocar responsabilidades com a fêmea, ele pode ter seu peso abaixado pela metade.
MATURIDADE SEXUAL: em torno de 4 a 8 anos de idade.
Os imperadores são os maiores de todos os pinguins, facilmente reconhecidos. Há uma camada grossa de gordura debaixo da pele do imperador e as penas externas são cobertas por uma camada impermeável de gordura. É principalmente as camadas de penas que evitam que a água entre e ajuda a reter o calor. A temperatura no local em que vivem pode chegar a 60 graus negativos e ventos de até 180 km por hora.
O pinguim-imperador é uma das duas espécies de pinguim que habita o continente da Antártica. Os pinguins de Adelie criam no verão, enquanto os imperadores criam no inverno. O imperador vive em enormes colônias de dezenas de milhares de indivíduos. No início do outono, em março, macho e fêmea dirigem-se ao local de cruzamento onde permanecem por vários meses. Em maio, após botar um grande ovo, a fêmea volta à água para alimentar-se. No mais intenso frio da noite polar, o macho permanece de pé mantendo esse ovo equilibrado entre as patas, coberto com uma dobra de pele do seu ventre. Se o ovo ficar exposto a uma nevasca por apenas alguns segundos, o embrião poderá ser destruído. O macho permanece sem se alimentar por todo o período de incubação que dura quase dois meses. Para não gastar muita energia, os machos que estão chocando os ovos dormem por um período prolongado.
Assim que o filhote nasce, em torno do meio de julho e começo de agosto, a fêmea volta para cuidar dele, enquanto o macho faminto vai alimentar-se de camarões. Os filhotes nascem cobertos de penugem cinzenta e pesam em torno de 120 a 160g e possuem quase 15 cm de comprimento. Depois de 45 dias, os filhotes são reunidos e todos os adultos cuidam deles e os alimentam.
Na estação seguinte, na época do acasalamento, os pinguins procuram seus parceiros do ano anterior. Se um deles morreu ai, ele ou ela procuram novos parceiros.
O pingüim de Imperador alimenta principalmente em peixe, crustáceos pequenos e lula. Eles podem mergulhar mais de 300 metros fundo, e permanece debaixo de água até 22 minutos; mas estes são extremos. A maioria dos mergulhos dura só 3-6 minutos.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe