Peru-do-mato
NOME COMUM: Peru-do-mato
NOME EM INGLÊS: Australian Brush-turkey
NOME CIENTÍFICO: Alectura lathami
FILO: Chordata
ORDEM: Galliformes
FAMÍLIA: Megapodiidae
COMPRIMENTO: 75 cm
OVOS: 15 a 25 ovos
INCUBAÇÃO: 48 a 56 dias
Os megapodiídeos põem seus ovos para chocar em “chocadeiras artificiais”que, conforme a espécie, utilizam o calos dos vulcões, ou do sol, ou o calos desprendido pela fermentação de matéria vegetal. Este último é o caso do peru-do-mato.
Com efeito, esta grande ave semelhante a um peru de patas gigantes vive nas florestas úmidas da costa leste da Austrália, onde o sol quase nunca penetra, mas a matéria vegetal, em compensação, é abundante. O peru-do-mato junta-a em montes cônicos que chegam a atingir 4 m de diâmetro por 1 m de altura, e revolve-a de tempos em tempos até obter a temperatura ideal para que a fêmea ponha seus ovos.
Os ovos são postos com alguns dias de intervalo durante semanas. Até que o ultimo se abra, o macho continua a controlar e retificar a temperatura de sua chocadeira. Cada ovo pesa aproximadamente 200g e o filhote sai completamente desenvolvido, forte o bastante para abrir caminho para fora do monte. Um dia depois está pronto para voar, o que representa um recorde absoluto de precocidade entre as aves.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe