Parvovirose e Vacinação correta
Olá!
Recentemente uma cadela minha morreu de parvovirose. Era nova e, devido
à negligência do criador (que não aplicou a devida vacina), morreu dessa triste doença.
Tenho uma irmã pequena que era apegada sentimentalmente à cadela e esta encontra-se muito deprimida. Decidimos então comprar uma nova cadela, mas obtivemos a informação de que é muito cedo, pois o vírus da parvovirose está “espalhado” por toda a minha residência.
Pergunto então:
– Mesmo se eu comprar um cachorro devidamente vacinado, este pode morrer da doença?
– Caso a resposta seja positiva, qual outro animal eu não posso adiquirir devido à presença do vírus? E quanto tempo este vírus resiste???
Anônimo
Ao adquirir o animal, com certeza este já era portador do vírus para a parvovirose. O animal poderia ser salvo se o socorro tivesse sido oferecido em tempo hábil.
É perfeitamente possível adquirir outro animal sem que este adquira a doença, bastando para isso que o mesmo receba corretamente as doses de vacinas: 1 dose de V8 (aos 45 dias de vida), segunda dose de V8 aos 75 dias de vida, terceira dose de V8 aos 105 dias de vida e finalmente aos 135 dias de vida receber a *quarta dose de V8 + a vacina anti-rábica. Anualmente, após a data da quarta dose, deve ser repetida uma dose de V8 mais uma dose de anti-rábica.
A quarta dose de V8 é administrada porque o animal residirá em ambiente já infectado, servindo portanto como um reforço para sua defesa (aumentando sua taxa de anticorpos).
É muito raro um animal devidamente vacinado vir a adquirir e morrer
desta doença.
O tempo de vida de um vírus no ambiente é muito difícil de ser calculado, mas acredita-se, através de relatos, que este pode perdurar por muitos anos, se o ambiente for favorável.
Dr. Renato Faria Sanches – São Paulo – SP