Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Papagaios – Saiba mais sobre eles – Desordens Nutricionais




logo_pets

“Você é responsável pela saúde e bem-estar da sua ave. Trate-a com carinho e responsabilidade.”

Crescimento retardado

papgaio_desordemA má nutrição dos filhotes pode ser decorrente da alimentação não balanceada, insuficiência de alimento ou doenças que levem à má nutrição (parasitismo, por exemplo). Filhotes mal nutridos não ganham peso, tornam-se fracos, regurgitam, ficam com alimento parado no papo, apresentam empenação feia (penas com manchas escuras, descoloridas, engorduradas, crescimento retardado das penas, etc.), não “desmamam” na data prevista, desidratam, adoecem por infecções e outras causas e morrem nas primeiras semanas de vida. Filhotes de papagaios necessitam de ração com mais de 20% de proteína, bons níveis de gordura, aminoácidos, vitaminas e minerais. Para o sucesso das criações, recomenda-se rações próprias para filhotes. A criação de filhotes de psitacídeos requer a supervisão de profissional experiente, pois não é uma tarefa fácil criá-los com sucesso.

Doença óssea metabólica

A doença óssea metabólica é resultante principalmente da falta de cálcio e vitamina D ou nível inadequado de cálcio e fósforo na alimentação. Os níveis de cálcio e fósforo na alimentação devem estar equilibrados, sendo adequada a taxa de 1:1 (uma parte de cálcio para uma de fósforo) até 2:1. Aves com doença óssea metabólica podem apresentar raquitismo (filhotes), ossos frágeis e quebradiços que podem dobrar, pernas abertas, fraturas, má formação do bico e dedos tortos. Deformidades ósseas graves podem ser irreversíveis. A prevenção consiste no fornecimento de dieta com níveis adequados desses nutrientes. As rações balanceadas fornecem quantidade adequada de nutrientes e em níveis equilibrados. Para adicionar cálcio à alimentação, forneça osso de siba, encontrado nas pet shops. Casca de ovo cozida e queijo são também fontes de cálcio. As aves precisam de banhos de sol todos os dias para que produzam vitamina D.

Descoloração das penas

A deficiência de nutrientes nas dietas, tais como aminoácidos essenciais (lisina), vitaminas (riboflavina, colina) e outros nutrientes podem levar a alteração na coloração normal das penas.

Síndrome de desnutrição crônica

Ocorre em aves má nutridas (ver alimentação em cativeiro). Percebe-se nas aves uma má aparência da plumagem com penas foscas, com defeitos, quebradas, descoloridas ou com marcas escuras. Outros sinais de desnutrição são magreza, suscetibilidade a infecções, diarréia e doenças respiratórias.

Hipovitaminose A

A deficiência de vitamina-A é comum em aves mantidas com alimentação não balanceada, principalmente aves com dietas a base de sementes e frutas. Os sinais clínicos são sinusite, infecções respiratórias, placas nodulares brancas na cavidade oral (diferenciar de candidíase). O tratamento consiste na aplicação de vitamina A e o uso de ração balanceada para psitacídeos.

Obesidade

A obesidade nas aves caracteriza-se por excessiva gordura abdominal (abdômen distendido) e subcutânea. Dietas ricas em gordura e carboidratos causam a obesidade nas aves. Alimentação à base de girassol (rico em gordura) predispõe o papagaio à obesidade. A prevenção consiste em fornecer ração de baixa caloria, consumo controlado de alimentos e exercícios físicos.

Fígado gorduroso (lipidose hepática)

Resulta da má nutrição e agentes tóxicos no fígado. Dietas com níveis inadequados de proteína, metionina e colina podem levar à doença do fígado gorduroso. Ocorre perda de apetite, regurgitação e depressão.

Aterosclerose

O depósito de colesterol na parede arterial dos vasos do coração é chamada de aterosclerose. Dietas ricas em gordura e obesidade são fatores predisponentes. É um problema relativamente comum em papagaios de estimação.

Deficiência de vitamina K

Sangramento excessivo ou hematomas após traumas leves podem ser resultantes da falta de vitamina K no organismo.

Imunodeficiência

A falta de certos nutrientes pode afetar o sistema imunológico negativamente. Certos nutrientes podem agir como antioxidantes e estimulantes da imunidade nas aves com imunidade reduzida. A vitamina A, beta-carotenos, vitamina-E, e vitamina C são nutrientes que podem ajudar na defesa imunológica do organismo.

Alimentos tóxicos

Alguns alimentos são indesejáveis para os psitacídeos por seus possíveis efeitos tóxicos. Existem relatos de que o abacate possa causar congestão pulmonar e edema subcutâneo com morte da ave. Chocolate pode causar depressão, vômito e diarréia em psitacídeos. A ingestão de sal não é recomendada, podendo ter efeitos tóxicos. Batata frita, chips, verduras salgadas em lata são alimentos ricos em sal e devem ser evitados. Alimentos contaminados com pesticidas não devem ser consumidos por humanos nem por aves de estimação. O café é estimulante e não traz nenhum benefício às aves de estimação. Portanto, não é recomendado às aves. O leite tem o açúcar lactose, que não é digerido no sistema digestivo das aves, podendo causar diarréia. O queijo e yogurte podem ser dados ocasionalmente. Sementes de girassol, amendoim e milho podem estar contaminados com aflatoxinas (toxinas de fungos), que podem causar intoxicação crônica ou a morte imediata. Muitas plantas de jardins contêm princípios tóxicos para os animais e devem ser evitadas.

{Index} -{Taxonomia e morfologia} – {Espécies mais comuns em cativeiro } – {Psitacídeos ameaçados de extinção } – {Identificação do sexo e idade} – {Vocalização } – { Hábitos } – {Alimentação na natureza} – {Alimentação em cativeiro } – {Viveiros e gaiolas } – {Comedouros e bebedouros} – {Brinquedos e divertimento} – {Atenção do dono} – {Banhos} – {Sono } – {Corte das penas } – {Aparação das unhas – Aparação do bico } – {Higiene e saúde} – {Zoonoses } – {Problemas comportamentais} – {Desordens nutricionais} – {Problemas veterinários } – {Intoxicações} – {Sintomas de doenças} – {Domesticação} – {Reprodução} – {Como adquirir um papagaio} – {Legislação e ética}

Dr. Zalmir Silvino Cubas
Médico Veterinário - Foz do Iguaçu