Pantera-Nebulosa
O nome da pantera nebulosa vem em parte de suas manchas, mas pode também provir do mistério que envolve a vida e os hábitos desse animal. Pouco se conhece sobre ele. Para vê-lo em liberdade, só indo ao Sudeste Asiático; ele só vive ali e em nenhum outro lugar. É encontrado nas selvas e planícies, desde os pântanos do Nepal e do Sikkin, no sudeste da China, Hainan, Formosa e as ilhas do Bornéu, Sumatra e Java.
A pantera nebulosa é um animal noturno. Dorme durante o dia, estirado sobre um galho de árvore, onde passa a maior parte do tempo. À noite, caça passarinhos e pequenos mamíferos; ataca também veados e javalis, saltando sobre eles, e prontamente leva seu alimento para cima das árvores. Os filhotes nascem geralmente num oco de árvore, com os olhos fechados, abrindo por volta de 10º dia. A pantera nebulosa é um animal raro e teme-se por sua extinção, devido à caça que os nativos lhe movem.
NOME COMUM: Pantera Nebulosa
NOME CIENTÍFICO: Neofelis nebulosa
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
GÊNERO: Neofelis
Comprimento: até 1 m, mais 90 cm para a cauda
Peso: entre 16 e 23 kg
Altura: até 60 cm
Pelagem: Possui pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes elipses irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.
Habitat: Vive nas florestas do Nepal, Malásia, China, Bornéu e Sumatra. Embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que tende a desaparecer, devido principalmente à destruição de seu habitat.
Período de gestação: 90 dias
2 a 4 filhotes por ninhada
em 2 semanas os filhotes estão ativos; ficam adultos em 9 meses
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe