Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Muflão da Córsega – Habitante das reservas de caça




logo_zoo

muflao_corsegaNOME COMUM: Muflão da Córsega
NOME EM INGLÊS:Mouflon
NOME CIENTÍFICO: Osis musimon
REINO: Animalia
FILO: Chordata
CLASSE:Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMILIA: Bovidae
GÊNERO: Osis
COMPRIMENTO DO CORPO: 1,30m
Altura até o dorso: 70 cm
Peso: 40 a 50 kg
Peso dos chifres: 4 a 5 kg
Comprimento dos chifres: 60 cm
Período de gestação: 210 dias
ALIMENTAÇÃO: alimenta-se de vermes, caramujos, insetos e larvas, ou várias plantas e material de raiz.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Somente encontrado nas reservas de caça na Córsega e Sardenha
HABITAT: montanhas rochosas.
O muflão da Córsega, muito espalhado em tempos antigos, é atualmente encontrado apenas em resrvas de caça na Córcega e Sardenha. Restam somente umas poucas centenas. Ele foi muito caçado por causa da pele, dos chifres, da carne saborosa e dos grão que se formam no seu estômago. Acredita-se que tais grãos, semelhrantes aos que formam nos estomagos dos camelos, tivessem poder de curas milagrosas.

O muflão da Córsega é um animal resistente. Seu pêlo é curto, esceto no peito e no pescoço. O macho tem chifres fortes, enquanto os da fêmea são pequenos ou completamente ausentes. O muflão come quase tudo que brota. Vive em altitudes inacessíveis, em pequenos rebalhos liderados pelas fêmeas mais velhas. Os machos constumam lutar ruidosamente no inverno, dando cabeçadas uns contra os outros, mas as disputas não são fatais. Posteriormente, o rebanho se divide em pequenos grupos.

O muflão da Córcega tem parentes em outros lugares. Desses, a espécie de maior tamanho é o grande argali da Ásia Central, que possui o pêlo cinzento e chifres enormes. A espécie americana é o carneiro selvagem das montanhas rochosas, também denominado muflão canadense.

Lucia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe