Maritaca – Como soltá-la?
Tenho uma maritaca e tenho muita peno de ouvi-la gritar presa em um viveiro quando passam outras de sua espécie em cima de minha casa. Gostaria de soltá-la, mas ainda não o fiz, pois não sei se readapta-se facilmente em seu habitat natural. Este assunto anda tirando meu sono, pois realmente não sei o que fazer. Talvez arrumar um companheiro para ela?
Sua readaptação tem que ser acompanhada e devagar?
Posso simplesmente ir em um lugar onde sei que há várias de sua espécie e abrir a portinha do viveiro e poder ficar tranquila que ela vai arrumar um companheiro, o grupo que ela se aproximar vai aceitá-la sem maiores problemas e ela vai saber onde buscar alimentos?
Obrigada pela ajuda.
Elaine
Elaine,
Se sua ave está há muito tempo no cativeiro, teria dificuldade em se readaptar. Ela pode ser aceita por grupos selvagens. Porém, se está em gaiola, não se exercita há muito tempo e a musculatura deve estar atrofiada. Possivelmente voaria até a árvore mais próxima e já estaria cansada. Teria dificuldade em achar alimento e poderia ser morta por vândalos ou animais domésticos. Os riscos são grandes mesmos para os animais com plena capacidade de vôo. Para soltura precisa readaptação em um grande viveiro de vôo. O que talvez você possa fazer é dar-lhe um viveiro maior e um companheiro ou companheira.
Dr. Zalmir Silvino Cubas – Diretor do Parque das Aves Foz Tropicana – Foz do Iguacú – SP