Manejo de égua
Parabéns a todos vocês pela excelente página!!!
Eu possuo uma égua da raça MangaLarga Paulista de 6 anos de idade, com um potro de 3 meses. Qdo a égua estava prenha eu percebi que a mesma não demonstrou claramente a prenhês, no final da prenhês ela estava muito magra e depois de parir ela continuou muito magra. Isso é normal????A alimentação dela é baseada na ração laminada 13% da Guabi, pasto e milho. Eu aumentei a quantidade de ração dia de 1,5KG para 3,0KG e até agora ela não engordou. Essa ração e quantidade são adequadas ou eu deveria mudar para uma ração específica para lactação???É normal ela não ter engordado mesmo com o aumento de ração???? Seria bom utilizar algum tipo de vitamina???Com relação ao potro o que posso fazer para auxiliar o crescimento dele????
Obrigado desde já pela atenção
Alexandre
Caro Alexandre, obrigado pelo contato e pelas gentis palavras.
Respondendo a sua pergunta, eu gostaria de colocar que os cuidados com os animais chama-se manejo, e este manejo deve ser o mais racional possível, de modo a fornecer uma vida saudável aos animais, além de facilitar o trabalho com eles.
O manejo envolve exames clínicos periódicos, exames protoparasitológicos, controle sanguíneo, alimentaçao, análises de solo e pastagens, cuidados de higiene, etc.
A alimentação dos animais deve estar embasada em uma analise criteriosa das funções desse animal e das condiçoes de pastagem. Animais em época de monta devem ter manejo especial. Uma égua apos o parto perde peso realmente e mantem-se um pouco abaixo do seu peso. O arraçoamento dos animais deve ser balanceado de modo a suprir as necessidades reais, diárias, de cada animal, em sua finalidade. A suplementação vitaminico mineral tambem segue a mesma regra.
Caso persistam duvidas, entre novamente em contato.
Um abraço,
Dr. Clélio Costa Carreira
Campinas – SP