Mandril
Nome Comum: Mandrïl
Nome em inglês: Mandrill
Nome Científico: Mandrillus sphinx
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Características:
Comprimento: 90 cm
Pelos faciais
1 ou 2 filhotes por cria
A cara do mandril é de um colorido berrante. Com o focinho vermelho ladeado de sulcos azuis, bigodes brancos e barba cor de laranja, o mandril é uma figura inconfundível nas florestas africanas onde vive. As cores vivas da cara se repetem no traseiro.
A fêmea tem uma cor mais neutra, porém a coloração do macho não é um enfeite, mas uma proteção. Mas a cor não é uma arma. Os machos têm dois dentes caninos compridos e fortes, e até os leopardos vacilam em atacá-los. De vez em quando um leopardo tenta pegar um filhote de mandril.
Como acontece com outros primatas, a fêmea de mandril tem menstruação, e não há estação especial de acasalamento. Os mandris vivem em grupos de família de um macho, uma ou mais fêmeas, e filhotes. São basicamente vegetarianos, mas às vezes comem carniça ou mesmo pequenos animais. Trepam nas árvores para dormir ou jantar os frutos e bagas que lhes servem de alimento. São encontrados somente nas florestas de certas regiões da África equatorial. Tem um parente próximo chamado dril (Mandrillus leucophaeus)
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe