Mabeco
Cães Selvagens Africano – Um caçador organizado
O mabeco, também chamado cão-caçador-do-cabo ( Veja o Vídeo logo abaixo) ou Cães Selvagens Africanos vive em matilhas que podem somar cem indivíduos. A força deles reside na unidade da matilha e em sua ferocidade. A matilha caça sob a direção de um líder, e divide-se em dois grupos à medida que se aproxima da presa. o primeiro grupo troca continuamente de líder (para que haja sempre caçadores descansados na frente) e força a vítima para uma emboscada armada pelo segundo grupo.
Os mabecos são pequenos, magros e não muito rápidos. Mas seu ataque é tão bem, organizado que conseguem pegar antílopes, gazelas, zebras e gnus – bichos esses que são capazes de escapar de predadores maiores.
Os cães selvagens ( mabecos) já foram vistos espantando leões. São uma espécie de “cachorro-hiena”, com focinho pontudo e orelhas grandes, quase sem pêlos. Habitam as estepes e planícies desertas da África central. A época de acasalamento é em novembro. Os cães selvagens ( mabecos) macho fica com a fêmea até a primavera, quando os filhotes que freqüentemente são criados pela matilha em comum, podem participar das caçadas.Nome comum: Mabeco
Nome Inglês: African wild dog
Nome Científico: Lycaon pictus
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Características:
Comprimento: quase 1 m, mais
38 cm de cauda
Altura (no garrote): 50 cm
Peso: 20 kg
1 ninhada por ano, de 8 filhotes
Período de gestação: 63 a 80 dias
Diretora de Conteúdo e editora Chefe