Lúcio
Nome popular: lúcio
Nome em inglês: Northern Pike
Nome científico: Esox lucius
Classe: Osteichthyes
Ordem: Clupeiformes
Família: Esocidae
Característiccas:
Comprimento: até 1,20 m
Peso: 6,8 a 9 kg
Tempo de vida: 10 a 20 anos
Ovos: 40.000 a 50.000 ovos postos de fevereiro a maio.
Período de incubação: 2 a 3 semanas.
Filhotes: Os filhotes podem encontrar comida ao fim de 10 dias.
Alimentação: É um peixe carnívoro. Equipado com dentes afiados e crânio muito complexo e estrutura de mandíbula, eles são predador de peixes menores, rãs, mamíferos pequenos, e pássaros.
O Lúcio é capaz de pegar um peixe do seu tamanho, ratos-d’água e até um pato. Isto é possível porque ele tem uma boca muito grande com 700 dentes pontudos! Os dentes inferiores são retos e afiados. Os do maxilar superior e do céu da boca são pequenos e curvados para trás. Tudo o que esses dentes agarrarem só tem um caminho possível: a goela do Lúcio.
O lúcio verdadeiro só é encontrado na Europa, mas na América do Norte existem vários peixes muito parecidos, como o lúcio-dos-grandes-lagos, que pode passar de 1,80 m de comprimento, e alguns peixes menores. O lúcio não se mexe muito, mas é capaz de cobrir 9 m com uma batida de sua cauda. O tamanho e a posição dessas barbatanas contribuem muito para a eficácia do nado do lúcio. Assim, este peixe, emboscado nas águas mais profundas, imóvel e bem camuflado, pode atingir a presa em instantes. Ele vive na água doce, não muito funda, corrente ou parada. Quando outros peixes escasseiam nas redondezas, os lúcios podem se comer uns aos outros.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe