Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Leishmaniose

Amigos veterinários, tenho um collie, 8-9 meses, e nos últimos 20 ele não tem comido direito. Às vezes, ele passa 24h sem comer. Minha mãe começou a misturar carne com a ração e assim ele se alimentava melhor. Agora, estou tentando fazê-lo voltar a comer apenas ração, mas ele, na maioria das vezes, não quer se alimentar. Ele continua brincando normalmente, urina e defeca normalmente. Tem momentos- de uma hora para outra- em que ele se torna um pouco agressivo e morde. As vacinas, inclusive raiva, estão todas em dia. Estou com medo de ele estar com Leishmaniose. Quais são os sintomas? Ela é transmissível? O que devo fazer? Procurei o veterinário e ele receitou alguns remédios “Stomorgyl”, “Periatin” e disse que se ele não normalizasse a alimentação em 10 dias, pra eu voltar lá, mas ele está um pouquinho magro. Vocês podem me dar alguma sugestão? Desde já, agradeço pela atenção. Sinceramente,

Ana
Ana,
A Leishmaniose é uma doença crônica, provocada por um protozoário transmitido pelo mosquito. Esta patologia causa lesões viscerais ou cutâneas. Os sintomas podem ser:
anemia, falta de apetite, perda de peso, aumento dos gânglios, dermatite ulcerativa, períodos de febre.
Considerada uma zoonose (doença transmissível), é de notificação obrigatória para órgãos competentes. Há necessidade de um diagnóstico precoce, acabar com os vetores (hospedeiros intermediários), tratamento nos animais infectados e a eliminação dos reservatórios animais (ponto mais polêmico). Em relação ao outro problema, animais que tem na alimentação uma administração de proteína (carne) nas refeições, pode afetar futuramente o apetite provocando alteração no ato de comer. Uma avaliação nos dentes, exames de fezes, exames sanguíneos auxiliam no diagnóstico apesar dos cães poderem ficar sem se alimentar por até 20 dias. No ato de agressividade depende muito da situação, se o animal não tem uma educação correta desde pequeno, ele não irá respeitá-lo como deveria. Normalmente o collie é esbelto e esguio; solicite ao seu veterinário de confiança.

Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas – SP