Leishimaniose
Gostaria de saber sobre a lechimaniose. Se é a mesma coisa que calazar, se há tratamento para cachorro, quais as opções, como pode ser transmitido para o animal e como meu cachorro pode transmitir para humanos a doença. Quais os sintomas, enfim, tudo que vocês puderem informar sobre a lechimanoise (e-ou) calazar.
Aguardo anciosa pois o meu cachorro se encontra detido na vigilância animal do meu estado aguardando resultado de um segundo exame à nosso pedido.
Ana
Sra. Ana,
A leishimaniose é uma doença zoonótica (risco potencial à saúde pública), sendo transmitido pela picada de um mosquito flebótomo; e o cão, um hospedeiro ou reservatório.
Os sintomas se desenvolve por meses, falta de apetite, emagrecimento, aumento dos gânglios, lesões de pele com ulcerações, apatia, febre, anemia, lesões internas ou articulares.
O diagnóstico é através de biópsia cutânea (histopatologia ou citologia), a sorologia e cultura tecidual são apenas exames adicionais.
Dependendo da espécie do protozoário, pode ser definida como Calazar. O tratamento é um ponto bastante polêmico; alguns indicam a eutanásia; as associações, o conselho, e os médicos veterinários dos centros de zoonoses solicitam que tentem o tratamento com produtos à base de antimonato de meglumina, mas há casos de insucessos do quadro.
Dr. Wagner L. Hatsuo Toyama
Campinas – SP