Lebre-Saltador-do-Cabo
A lebre-saltadora se comporta mais como coelho do que como lebre. Como o coelho, mora embaixo da terra em tocas com muitas ramificações, ligadas a uma grande toca central.
A toca tem quatro ou cinco entradas e abriga uma grande colônia. A lebre saltadora tem o corpo alongado e orelhas compridas, estreitas e pontudas, que podem se enrolar e fechar. As patas dianteiras são curtas, providas de cinco dedos armados de garras afiadas. Com elas o animal cava a areia e leva comida para a toca. Come sentado e usa a cauda comprida para se apoiar. Graças às patas traseiras compridas e fortes, com apenas quatro dedos, a lebre saltadora se desloca em saltos de 2 a 3 m.
A lebre-saltadora do cabo é um habitante da região etiópica. É muito arisca e só sai à noite. Alimenta-se de raízes, tubérculos, sementes e folhas.
Comunica-se com seus companheiros por meio de um grunhido peculiar Como não gosta de umidade, fica na toca durante toda a estação das chuvas e se alimenta de comida armazenada. A fêmea tem os filhotes no verão. São amamentados na toca durante longo tempo. A carne da lebre é muito apreciada. Para caçá-la, os caçadores inundam a toca ou usam linhas de pescar e anzóis para puxá-la.
NOME COMUM: Lebre-saltador-do-cabo
NOME EM INGLÊS: South African springhare
NOME CIENTÍFICO: Pedetes capensis
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Rodentia
FAMÍLIA: Pedetidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 40 cm
Peso: 4 kg
Filhotes: 1 ninhada de 3 a 4 filhotes por ano
Período de vida: 7 anos
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe