Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Kribensis

kribensisNome Comum: Kribensis, Krib
Nome Científico: Pelvicachromis Pulcher
Nome em inglês: Kribensis, Purple Cichlid
Reino: animal
Filo: Cordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Cichlidae (Ciclídeos)
Gênero: Pelvicachromis
Espécie: P. pulcher
Origem: África (Nigéria).
Tamanho: Macho: 10cm; Fêmea: 07cm
Água: 23 ºC a 28 ºC ; pH 6,5 a 7,5; dGH 7° a 15°
Longevidade: 5 anos
pH: neutro a alcalino (7,0 a 8,0).
Temperatura: 23 a 26 ºC.
Aquário: médio a grande com plantas, pedras e grutas.
Comportamento: Pacífico, ideal para aquários comunitários
Alimentação: Alcon Gold Cichlids Flakes , Alcon Gold Cichlids Bits , Alcon Tubifex F.D.
Dimorfismo sexual: Ventre vermelho na fêmea e barbatanas pontiagudas no macho.
Reprodução: É ovíparo. Os pais cuidam dos ovos e dos alevinos. A fêmea apresenta o ventre bem volumoso e com cor bem viva lilás. Separação dos alevinos: Depois de duas a quatro semanas, os alevinos podem ser separados de seus pais.
kribensis01Tamanho mínimo do aquário ou tanque: 76 litros (60 cm longo) para um único par de procriação
Reprodução em cativeiro: É fácil manter e procriar. Os Krinemsis têm ninhadas de 150 a 200 alevins. Têm um comportamento raro: é a fêmea que inicia a corte. Para a postura, é ideal colocar um vaso de barro sem fundo que formado uma espécie de caverna, onde o casal faz a postura. O macho guarda a postura cerca de 48 horas. Após o nascimento, os alevinos ficam sob a guarda dos pais. Os casais ficam juntos a vida toda e cuidam bem dos filhotes.
Aparência: A aparência dos espécimes disponíveis nas lojas de animais pode ser enganadora, mas assim que se adaptam ao aquário e as condições se tornam boas, desenvolvem lindas cores, principalmente na época de reprodução.

Kribensis é um peixe perciforme ciclídeo, muito apreciado em aquariofilia. Na verdade, foi dos primeiros ciclídeos a ser introduzido nos aquários europeus.

É natural dos rios da Nigéria meridional e zonas costeiras dos Camarões. O macho atinge um comprimento máximo de 10 cm, ficando a fêmea ligeiramente menor.

kribensis02A reprodução do kribensis em aquário comunitário é relativamente fácil. O emparelhamento macho-fêmea pode, contudo, ser problemático uma vez que não basta um elemento de cada sexo para que tudo corra bem. Este é mais um traço. que muitos biólogos concordam. que os ciclídeos possuem: “personalidade primitiva”. Uma vez dada a aceitação mútua, o casal estabelece então fortes laços, tornando-se inseparável até à morte de um dos elementos. Defendem a desova e a prole resultante com uma agressividade notável, sendo capazes de agredir invasores (peixes, anfíbios ou répteis) sem inibição perante dimensões corporais que podem ser duplas ou triplas. Os juvenis (também chamados alevinos) são aglomerados num discreto cardume e vigiados por ambos os progenitores até se tornarem independentes.

Espécies similares: Pelvicachromis aureocephalus (Meinken, 1960); Pelvicachromis camerunensis (Paulo, 1968); Pelvicachromis humilis ; Pelmatochromis kribensis (Wolfsheimer, 1953); Pelvicachromis pulcher kribensis (non Boulenger, 1911); Pelvicachromis roloffi ; Pelvicachromis sacramontis (Paulo, 1968); Pelmatochromis subocellatus pulcher (Hoedeman, 1956); Pelvicachromis taeniatus .

Fonte de pesquisa:
ALCON
http://freshaquarium.about.com/cs/africansgeneral/p/kribensis.htm
http://www.thekrib.com/Apisto/P-pulcher.html
http://www.malawicichlidhomepage.com/other/pelvicachromis_pulcher.html
http://www.agora-aqua.com/page55.htm

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe