Homeopatia. Uma terapia?
A Homeopatia se iniciou com a insatisfação de um Médico chamado Cristiano Frederico Hahnemann , que nasceu em 10 de abril de 1755 em Meissen, uma antiga cidade da Saxônia. Hahnemann acreditava na suscetibilidade constitucional de cada ser, sendo portanto a vulnerabilidade individual a resposta para causar uma doença. Graças a sua postura inovadora e ao seu desprendimento, esforço e resignação que este método terapêutico chegou as nossas mãos.
Para os homeopatas a força medicamentosa de um remédio é energética, portanto não mensurável, cabendo a valorização do aspecto maior desta força imaterial, que nas traduções latinas é chamada de força vital. As doenças só aparecem por causa de um desequilíbrio energético , a enfermidade então nada mais é do que um desvio da Energia Vital , que pode manifestar-se de várias maneiras : pneumonias, gastrites, problemas de pele, convulsões, etc.
A força Vital poderá ser perturbada por várias energias, tais como:
– Físicas (Calor , vibrações , radiações, frio, etc)
– Químicas (Tóxicos, efeitos colaterais de certos medicamentos químicos, alimentos)
– Biológicas (Contágios bacterianos, parasitas e vírus)
– Psíquicas (Frustrações, sustos, conflitos emocionais, angústias, etc).
Os animais pagam o preço por conviverem dentro dos nossos lares, sentem nossas emoções, compartilham nossos afetos e desafetos, assim sendo adoecem da emoção à lesão. Depositam nos órgãos o sofrimento de suas mentes, ou seja, suas doenças poderiam ser diagnosticadas, também como ciúmes , abandono, desejo de companhia , medo, cólera, inveja, humor alternante , entre outras emoções, e fatalmente chegando a adoecer fisicamente .
Assim sendo, a sensação de medicar um animal e transformar todo o seu desequilíbrio em Felicidade e Saúde é indescritível.
Médica Veterinária CRMV-SP/7401