Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Histórias – A vida de Hachiko (acontecido em 1920)




logo_diversao

hachiko7Hachiko era um cachorro Akita que passou a vida acompanhando seu dono nas suas idas e vindas. Todas as manhãs religiosamente acompanhava seu dono até a estação de trem de Shibuya, onde o homem embarcava para ir ao trabalho, e no final da tarde lá estava o fiel amigo Hachiko a espera do seu amado dono, esta rotina foi por muitos e muitos anos. Em uma determinada manhã lá se foi seu dono cumprir mais um dia de trabalho, no final da tarde, Hachiko como sempre fazia para esperar seu dono, esperou ,esperou e ele não chegou, mal sabia que seu dono no decorrer do dia durante o trabalho seu dono veio a falecer, mas como um fiel amigo ficou ali parado na porta da estação de trem de Shibuya a espera do seu dono, passava horas e dias e nada de seu dono retornar, por mais que amigos e populares levassem Hachiko embora, ele lá retornava e aguardava, e ali ficou até que um dia morreu, ali parado, no mesmo local onde deixou seu dono pela última vez e como fiel amigo ficou na espera do seu regresso o que não aconteceu …

hachiko2E hoje quem passa pela estação de Shibuya pode ver a estátua de Hachiko (que é também o nome de uma das saídas da estação) que foi esculpida em nome da amizade que uniu este cachorro e este homem, o local é o ponto de referência mais conhecido para quem quer marcar um encontro na saída da estação de Shibuya.

Chu-ken Hachiko (o cachorro fiel Hachiko) nasceu em Akita em 1923 e foi trazido Estátua Hachikopara Tóquio em 1924 por seu dono, o Sr. Eisaburo Uyeno, professor na Universidade Imperial. Seu dono faleceu em 1925 e Hachiko tinha apenas 2 anos de idade e, mesmo assim o seu laço afetivo com o seu dono era muito forte.

hachikoHachiko continuou esperando todos os dias na estação de Shibuya, pelo amigo que nunca mais voltou, durante mais de dez anos. No dia 8 de março de 1935, Hachiko finalmente foi se encontrar com o seu mestre. Ele morreu no mesmo lugar em que seu amigo o deixou pela última vez.

As pessoas que passavam e acompanharam a fidelidade do cachorro se comoveram com a história e resolveram erguer uma estátua em sua honra em 1934. O famoso artista Ando Teru foi contratado para esculpir Hachiko em bronze.

Esta é uma fotografia da estação de Shibuya onde está a estátua de Hachiko. É um marco popular onde os amigos e amantes se encontram.
Esta é uma fotografia da estação de Shibuya onde está a estátua de Hachiko. É um marco popular onde os amigos e amantes se encontram.

Apesar da estátua original ter sido derretida durante a guerra, Hachiko jamais foi esquecido. Em 1948 formou-se uma Sociedade para recriar a Estátua de Hachiko e, contrataram o filho de Ando Teru (morto durante a guerra), Ando Tekeshi, para fazer uma segunda estátua.

Apesar de Hachiko ser um cão, deixou uma mensagem muito importante para os bons amigos. A vida de Hachiko foi retratada em um livro e em filme chamado (A História de Hachiko). Viajantes que passam pela estação de Shibuya podem comprar presentes e recordações do seu cão favorito na Loja localizada no Memorial de Hachiko chamada ” Shibuya No Shippo ” ou “Tail of Shibuya”. Um mosaico colorido de Akitas cobre a parede perto da estação. Hachiko pode ter morrido mas ele nunca será esquecido. A história escrita atrás da estátua perpetua no tempo e continua esquentando os corações da população local e de turistas.

História enviada por Sara Franco
Médica Veterinária - Salvador - BA