Hamster – Comportamento e Domesticação
“Você é responsável pela saúde e bem-estar de seu Hamster. Trate-o com carinho e responsabilidade.”
Hamsters foram utilizados inicialmente como animais de laboratório, embora essa pratica ainda exista, sendo que nos últimos anos foram adotados como animais de companhia em função de sua inteligência” e sua capacidade de interagir com os seres humanos.
Hamsters utilizam-se de seu aguçado faro e de seu tato para identificar território, objetos, inimigos e parceiros sexuais. Reconhecem seus donos em pouco tempo de convivência, especialmente se manuseados com alguma regularidade, sendo que esse contato deve ser estabelecido principalmente à noite, horário em que são mais ativos e dispostos a brincadeiras.
A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil. Hamsters normalmente só mordem quando estão assustados.
Se seu hamster é um pouco nervoso, em primeiro lugar uma boa idéia para adquirir confiança é usar a sua mão antes de tentar ergue-lo fora de sua gaiola. Tente acariciar o hamster com suavidade enquanto está na gaiola, oferecendo pedaços de comida de sua mão. Perceberá logo que não tem nada que temer. A próxima tentativa será colocar sua mão na gaiola, deixar o hamster investigar e andar sobre sua mão. Não tenha medo e não faça movimentos bruscos para não assustá-lo. Esta fase é muito importante para que ele adquira confiança e perca o medo.
Quando o hamster perder o medo esta na hora de tirá-lo da gaiola. Abra a parte superior da gaiola e pegue o hamster com cuidado. Não segure forte pois também pode se assustar com isso. Retire-o da gaiola mas não erga muito alto porque se salta de suas mãos e cai pode se ferir. Sempre é melhor pegar seu hamster quando você está sentando de forma que se saltar não tem como cair longe e assim evitasse que se machuque. Deixe o hamster caminhar de uma mão para a outra. Se seu hamster tenta saltar, deixe-o e então simplesmente apanhe-o novamente. É melhor fazer isto que tentar segurar o hamster, o que pode fazer com que se assuste. Aos poucos vá segurando com mais firmeza para que ele se acostume. Mas, você deve fazer isso com calma e gradativamente para que o hamster não se assuste.
Alguns hamsters são mais nervosos que outros e podem levar um pouco mais de tempo para se acostumar a ser manuseados. Se você for paciente e gentil, com certeza seu hamster será um animal dócil e totalmente domesticado.
Se seu hamster morde sempre que o pega, tente pegá-lo usando um par de luvas e fazer como está indicado acima. O uso de luvas aumentará sua confiança e em troca ajudará o hamster. Quando ele deixar de morder você também não precisará mais usar as luvas.
Outra dica muito importante é que você nunca deve pegar o seu hamster quando ele estiver dormindo ou comendo. Ele pode se assustar e pode morder.
Hamsters Sírios são bastante fáceis de manusear por causa do tamanho maior deles. Os Hamsters Russo tendem a ser um pouco mais ativos e por isso não são facilmente manuseados por crianças pequenas. O Hamster Chinês é freqüentemente uma delícia para manusear porque eles se sentam em sua mão e usam as patas para agarrar seus dedos. O chinês também tem o hábito, quando estão nervosos, de urinar na mão. Roborovskis são extremamente espertos e rápidos e então não são facilmente tratados. Eles precisam ser colocados na concha de sua mão para evitar que fujam, mas eles muito raramente mordem.
[Index ]
[O que é um Hamster? ]
[Conheça o Hamster de Perto ]
[Espécies mais comuns em cativeiro]
[Alimentação]
[Sexo e Reprodução]
[Gaiolas e acessórios]
[Comportamento e Domesticação ]
[Doenças mais comuns ]
[Zoonoses]
[Sugestão de Nomes]
[Dúvidas mais frequentes]
[Bibliografia]
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe