Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Gravidez Psicológica

Queridos Veterinarios:
Gostaria de agradecer pela oportunidade de poder me comunicar com vocês.
Tenho uma poodle chamada Nani – ela e cinza e tem nove anos e meio. Teve apenas uma gestação da qual nasceram 5 filhotes. Após essa gestação, Nani passou por uma incrível descalsificação e precisamos desmamar os filhotes ainda muito cedo para preservar a vida de Nani.
Sua única gestação ocorreu quando ela tinha 3 anos de idade. A partir dai, e frequentemente ela desenvolve o que chamo de gravidez psicológica. Ninguém consegue se aproximar dela, ela avança nas pessoas, faz de sua coleira, osso, almofada o que for de filhote. Precisei tirar todos os brinquedos dela, pois ela fazia todos de filhotes. Acredito que sinta dores, pois suas tetinhas ficam inchadas e com muito leite. Nao sei o que fazer. Gostaria de saber se dentro da medicina veterinária há algum especialista neste tipo de problema.
Nani se alimenta bem, as vezes brinca e gosta de passear, mas quando volta para casa isola-se de todo mundo para cuidar de seu suposto filhote.

Cibele Moreira

PPrezada Cibela,
A gravidez psicológica é chamada em termos técnicos de pseudociese, é relativamente normal, lógico que até um certo ponto, depois passa a ser um problema. Ainda existem muitas teorias que tentam explicar tal fato, mas nenhuma ainda é totalmente aceita como verdade absoluta.

O fato é que pode-se considerar normal as atitudes agressivas, afinal entre aspas ela estaria protegendo sua prole, o fato de adotar objetos também pode ser considerado normal pois ela definitivamente não está prenha mas acredita que está.

A pseudocise é um disturbio comportamental que tem uma intima relação com distúrbios hormonais. Uma das explicações mais aceitas é que, seu animal é um animal saudável, bem alimentado que tem um teritório bem definido e que teóricamente tem todas as condições de se reproduzir, e isto é fundamental para a vida deles, mas só tem um problema, ela não tem a presença do macho em seu território, isto pode levar o desencader desta situação de “gravidez psicológica”

Isto não significa que uma cruza agora seria a solução do probema, afinal ela já tem 9 anos e já faz parte do grupo geriátrico.

Muito atenção e carinho pricipalmente durante o cio ajudariam a diminuir os efeitos colaterais, principalmente a agressão. OK!!!!!!!!!!

Atenciosamente,

Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP