Gato que mia muito
Sou proprietária de um gato siamês de um ano. Estou enfrentando sérios problemas com o seu comportamento. Moro em apartamento e o gato está miando muito, principalmente perto da porta. Já tentamos passear com ele de tardezinha, mas sempre à noite é o mesmo problema. Ele passa a madrugada miando direto, incomandando a todos e aos vizinhos.
Estou pensando em castrar o gato, porém, já vi casos em quo o animal mesmo castrado, continua miando muito ou fugindo. Não quero tomar medida tão drástica, sem garantias de que vai funcionar.
Gostaria de saber a sua opinião e se tem algum conselho.
Sem mais para o momento, agradeço antecipadamente,
Edurada
Prezada Eduarda,
Infelizmente a melhor saida para este caso é a castração mesmo, e não devemos ter esta medida com drástica, isto é um procedimento normal e que é tomado muitas vez para preservar a vida de nossos animais de estimação.
Existem estudos que nos mostram uma porcentagem aceitável de redução destes comportamentos que você me descreve nos felinos, chega na casa de + ou – 80% de sucesso com a castração.
Vale a pena tentar, pricipalmente por que os gatos são animais muito diferêntes dos cães, e por isso é muito mais dificil de instituir um programa de mudança de comportamento, os instintos herdados genéticamente pelos gatos acabam falando mais alto.
Mas não se esqueça que após a castração a redução destes compotamentos indesejáveis não é repentina, leva uma certo tempo, a redução é gradativa, OK !!!!!!
Atenciosamente,
Dr. André de Almeida Prazeres Gonçalves
São Paulo – SP