Gato dos Pampas
NOME COMUM: Gato dos pampas
NOME EM INGLÊS: Pampas Cat, Grass Cat
NOME CIENTÍFICO: Leopardus pajeros
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 60 cm (sem a cauda)
Comprimento da cauda: 25 cm
De todos os felinos que habitam a América do Sul, o gato dos pampas é o que mais se assemelha aos gatos domésticos. É assim chamado por viver mais comumente em lugares abertos, pastos com capim alto e poucas árvores. Sua pelagem comprida e suave é geralmente pardo esverdeada com manchas mais escuras em faixas oblíquas, formando anéis na cauda. É o único felino selvagem que possui as orelhas pontudas, diferentes das dos outros gatos, que as têm arredondadas.
O habitat do gato dos pampas se estende desde o Sul da Patagônia, por quase toda a Argentina, Chile, peru e Equador. No Brasil atinge o Estado de Mato grosso do Sul, onde é encontrado em todo “chapadão”.
O gato dos pampas é de hábito noturno, como a maioria dos felinos. Possui unhas relativamente curtas, o que indica a sua propensão de andar no chão, mas, se assustado ou perseguido, sobe em qualquer árvore. Alimenta-se de pequenos mamíferos e aves. A fêmea dá à luz de 1 a 3 filhotes, geralmente no oco de uma árvore. O gato dos pampas é animal seriamente ameaçado de extinção. Alguns zoólogos o classificam como pertencente ao gênero Lynchailurus.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe