Gata que mia muito
Em primeiro lugar, adoro este site. Parabéns á todos! Minha gata siamesa deu cria pela primeira vez dia 18/12/98. Os gatinhos (gordos!) estão todos comigo. Eles ainda mamam e comem a ração da mãe. Há três semanas ela mia muito dentro de casa, fora de casa, perto
dos filhos… O que será? Ela está bonita, gorda, mas tenho a impressão que ela está preocupada. Tenho dois cachorros que ficam do lado de fora de casa. Ela e os gatinhos reinam absolutos dentro de casa e na varanda. Alguns gatinhos até já sairam e brincaram com os cachorros. Eles (os cachorros) só querem morder a mãe. Minhas dúvidas são:
. Preciso dar os gatinhos. Ela vai fugir para procurá-los? Vai ficar doente?
. Ela já pode ser castrada?
Aguardo ansiosa pelas respostas. Um abraço bem apertado.
Denise
1 – De minha parte, obrigado pela parte que me tóca, pela sua adoração ao site. Também obrigado pelos parabens a nós extensivos.
2 – Os gatinhos nascidos de sua gata em 18.12 p.p. , devem portanto estar hoje com quase dois meses, devendo porisso serem já desmamados, para passarem a se alimentar sozinhos. Para o desmame, basta que sejam separados da mãe, pois esta já cumpriu sua missão de mãe, e deve ser poupada.
3 – Gata quando começa a miar é porque está com saudades de seus passeios e do carinho do seu (dela) marido. Permita que ela miando, e portanto chamando pelo seu parceiro, também se aproxime do seu almejado companheiro. É isso aí.
4 – Perguntou a Denise , o que seriam esses miados ? Estando ela (a gata), gorda e bonita, portanto em plena safadeza ela está apenas desejosa de continuar a cumprir sua missão na terra: procriar … Nada mais que isso !!!
5 – Quanto a possibilidade da gata mãe, passar a procurar por seus filhos logo em seguida ao seu desaparecimento por haverem sido levados embora, essa possibilidade existe, porém desde que mantida fechada por alguns dias, a gata acabará por deles se esquecer , mesmo porque a sua atual preocupação , a julgar pelos seus miados , seja outra !!!
6 – Já quanto a opção de castração da gata para serem evitados possíveis partos futuros , essa é uma opção entre outras disponíveis, bastando para tal ser lido o artigo por mim escrito recentemente sobre Meios e Métodos Anticoncepcionais para Animais. Desde que a gata se encontre em goso de Boa saúde, inclusive naturalmente já plenamente desenvolvida e adulta, já que pariu uma vez, nada a objetar contra a Castração. Existe também a opção de aplicação de anti-concepcional injetavel. Procure por um veterinário e manifeste-se a ele a esse respeito.
Sempre ao seu dispor.
Dr. Carmello Liberato Thadei – Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes e Pequenos – São José do Rio Preto