Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Ferraduras corretivas em processos crônicos de laminite

Sou ferrador a 10 anos e tenho muintas duvidas a respeito da laminite ou aguamento (crônico) gostaria de obter informações a respeito de ferraduras para serem usadas após o aguamento com rotação de falange nos anteriores (cavalos aguados por ecesso de proteinas),

Olívio

Cara Sr Olívio,

o seu contato deixa-me muito feliz. A interação do Medico Veterinário com o Profissional de Ferrageamento é muito saudável e produtiva a ambas as partes, com certeza.
Acredite, o Sr. exerce uma das profissões mais importantes dentro da saúde eqüina.

Sua pergunta sobre o uso de ferraduras corretivas em processos crônicos de laminite é muito interessante e oportuna. Recomendamos inicialmente um exame clínico detalhado do animal, bem como interesse epecial no sistema locomotor. Exames radiograficos são de importância para detectar abscessos, derrames sangüíneos e a rotação da terceira falange. Em posse da radiografia é que poderemos estabelecer o tipo de ferrageamento adequado ao casco em questão. Geralmente drenamos abscessos e derrames, corrigimos (ao longo do tempo, com acompanhamento rediografico periódico) o ângulo da falange em relação ao casco, e estabelecemos o ferrageamento, que poderá ser fechado ou não, tipo “joão bobo”, com protetores ou não , botas de borracha ou silicone, ferraduras sem cravos sempre, ou cravos plasticos, com ferraduras plasticas às vezes, dependendo do processo. Animais com rotação de terceira falange devem ser acompanhados periodicamente, tanto pelo clínico veterinário quanto pelo ferrador.

Caso persistam as dúvidas entre em contato novamente, o assunto é fascinante.

Um abraço,

Dr. Clélio Costa Carreira – Veterinário em Campinas – SP