Feliz Páscoa – A História da Páscoa
A Páscoa, que é a mais importante das datas cristãs é comemorada em todas as partes do mundo simbolizando a alegria, o recomeço, a nova vida e o sentido do sacrifício.
Muitos costumes ligados ao período pascal vêm da celebração da Páscoa Judaica onde o sacrifício do cordeiro era um prognóstico do sacrifício de Cristo na Cruz. Os símbolos da Páscoa no mundo são: o cordeiro (representa o sacrifício do cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo); as luzes, velas e fogueiras (marcas da chama da luz e da esperança); os ovos (simbolizam a nova vida que retorna à natureza); e os coelhos (que representam o nascimento e a nova vida).
O costume de presentear ovos iniciou na Antigüidade quando egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa para representar a alegria da ressurreição e o reconhecimento do sacrifício. Na Grã-Bretanha costumava-se escrever mensagens nos ovos para homenagear amigos.
A crença de que o coelho é que traz os ovos de Páscoa pode ter sido originado na Alemanha. Uma lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho trouxera os ovos.
No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam símbolo da Lua por ser a Lua que determina a data da Páscoa que deve sempre cair no 1º domingo após a primeira lua cheia depois de 21 de março. Não pode ocorrer antes de 27 de março, nem depois de 25 de abril. (Clique aqui e saiba como calcular a data da páscoa.)
Esta é a história da Páscoa, hoje uma data símbolo de trocas, de alegria e do reconhecimento do sacrifício, em todos os países do mundo, em todas as religiões. Esta mesma história nos ensina: só o sacrifício de algo é capaz de nos trazer um novo momento de vida. Aprender a trocar experiências; abrir mão de privilégios; acreditar em mudanças e crescimentos, é descobrir o segredo da esperança, do recomeço e da nova vida. Conseguir reconhecer a força do sacrifício é aprender o caminho do crescimento pessoal. É, mais que tudo, aprender a lição do sacrifício.
FELIZ PÁSCOA!
Editora Chefe e Diretora de Conteúdo