Cavalos com Pelagem Branca – Problemas de Pele
Prezado senhor, gostaria de saber se você poderia me ajudar.
Tenho um cavalo (pangaré) de 5 anos e sua pelagem é pampa (marron e branca). Ele está com problemas de pele, somente nas partes brancas.
Me disseram que a pele da parte branca e muito sensível e que, devido ao sol e muita chuva desta época do ano, a pele fica muito ressecada.
Em alguns lugares, o pêlo até se solta da pele e fica difícil escová-lo, porque cai muito pêlo. Acho que deve coçar muito porque ele fica se esfregando nas árvores.
Mas isso só acontece com a parte branca, a parte marrom está bonita e forte. Gostaria de saber se existe algum creme hidratante ou coisa parecida e como devo preceder neste caso.
Desde já agradeço sua atenção.
Obrigado
Edmundo
Caro Sr. Edmundo,
primeiramente gostaria de agradecer o contato e em segundo lugar dizer que a sua pergunta é bastante oportuna, pois o que está acontecendo com seu animal é comumem eqüinos nesta época do ano em que temos muito calor e umidade.
Realmente, o animal que possui pelagem branca é mais sensível a doenças, uma vez que sente mais a ação das intempéries e ao sol.
O que deve estar acontecendo com seu cavalo é uma queda de resistência da pele e o aparecimento de uma enfermidade causada por um fungo Trichophyton sp que cresce em condições de calor e umidade. Neste caso, o senhor deve procurar a ajuda de um Clínico Veterinário especialista em equídeos para que se estabeleça o diagnóstico e possível tratamento da enfermidade, bem como faça as correções de manejo que devam ser necessárias.
Enquanto isso, mantenha as regiões livres de crostas, lavando com água e sabonete ou xampú neutro, secar bem. Tenha normas de higiene geral, inclusive o uso de luvas para manuseio do animal, tenha cuidado com os fomites (escovas, cabrestos, mantas, selas, etc), não utilizando os mesmos em outros animais, para evitar o contágio.
Caso ainda persista alguma dúvida, entre novamente em contato conosco.
Um abraço
Dr. Clélio Costa Carreira – Veterinário em Campinas – SP