Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Estomatite Plasmocitária

Sou proprietária de uma gata de 6 anos de vida, que apresenta, segundo resultado de Biopsia, ESTOMATITE PLASMACITÁRIA.
Há 3 meses ininterruptos ela está sendo medicada com doses maciças dos seguintes remédios, garamicina 40 injetável 1 vez por dia, Azim injetável uma vez por dia Meticortem 20 Mg (meio comprimido de 12 em 12 horas), Baypamon 1 vez por semana , além de complexo B e Lgalon 10 para o fígado. No decorrer desses 3 meses ela apresentou melhora e recaida, voltando a apresentar alcerações na boca e a sangrar. As doese dos remédios eram então aumentadas. Ela fez uso também de Rifocina M-75 mg, 1 vez por semana e retornou a Garamicina, desta vez de 60 mb.
Há uma semana a gata começou a ficar apática e a recusar alimento. Pedia comida, mas tudo que eu dava ela recusava. Passou a apenas beber água. Começou a fechar os olhos e mantê-los assim. Obesevei uma secreção que ao escorrer deixa em volta dos olhos marrom escuro, de dentro dos olhos sai uma secreção que parece pus. Passei a perceber um som semelhante a gemidos ou roncos e cheiro fétido de sua boca. Suspendi a medicação acima e iniciei Amoxil 2,40mg, solução de Cemim líquido, além de complexo B. Ela não come absolutamente nada há 3 dias, apenas agua. Fiz soro caseiro e tenho dado de 6 a 9 ml com seringa, diretamente na boca mais ou menos de hora em hora, além de babosa (por minha própria conta) e Gastrol antiácido. Ela está com diarréia. Fiz sopa de legumas, mas a diarréia aumentou e suspendi. Ela está muio fraca e quase não se equilibra mais nas pernas. Não sei mais o que fazer. Se houver alguma coisa que possa ser feito, um tratamento complementar, peço orientação e ajuda.
Sacrificá-la não é tão simples. Ela tem um grande valor sentimental para mim. Tudo que estou fazendo está sendo orientado por um Veterinário. O que será que ela tem agora? Posso ter alguma esperança?

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda vinda de vocês .

Márcia

Sra. Márcia,
Os casos de estomatite plasmocitária que tratei com garamicina tive pouco sucesso, os tratados com amoxacilina tive resultados melhores.
No meu ponto de vista; sem saber o que causou o problema (agente bacteriano, viral ou traumático) não tem como eu direcionar o tratamento adequado.
Pelo estado que você relata é preferível fazer uma hidratação o mais rápido possível para protegê-la de outras patologias.
Na literatura cita-se a conduta cirúrgica em primeiro plano e depois o tratamento médico.
O prognóstico é reservado pois enquanto não estiver estabilizado o processo sua gata não irá comer o suficiente. Bom tratamento e boa sorte.

Dr. Wagner L. Hatsuo Toyama
Campinas – SP