Estegossauro
Nome Comum: Estegossauro
Nome em Inglês: Stegosaurus
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Reino: Animal
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Thyreophora
Família: Stegosauridae
Distribuição geográfica: Aprincipalmente na América do Norte.
Época: Jurássico, entre 152 à 145 milhões de anos atrás
Peso: até 7 toneladas
Tamanho: 9 m de comprimento e 4 m de altura
Alimentação: Herbívora. Devido ao fato de sua cabeça ficar muito próxima ao chão, ele se alimentava principalmente de plantas rasteiras.
Significado do nome: “lagarto telhado”. Recebeu esse nome porque pensava-se que suas placas ósseas protetoras eram dispostas como as telhas e um telhado. Hoje sabe-se que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. Há diversas teorias sobre a utilização dessas placas: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante.
Época: viveu entre 152 à 145 milhões de anos atrás
DESCOBERTO: O primeiro fóssil de estegossauro foi encontrado por Othniel Charles Marsh em 1877 no estado americano do Colorado. Desde então muitos outros fósseis deste mesmo dinossauro foram encontrados, o que leva os estudiosos a crêr que havia uma grande população de estegossauros no fim do período Jurássico.
Características: Eles ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. O corpo desse animal era compacto e a cauda muito musculosa, usada como arma de ataque, já que contava com quatro grandes espinhos ósseos. Quando ele estava em perigo, abaixava a cabeça, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda, bastante grossa e musculosa, ela tinha quatro espinhos ósseos de um metro de comprimento, que costuma intimidar outros dinossauros carnívoros.
Predadores: Dinossauros carnívoros.
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe