Eplepsia em Filhotes
Meu poodle de 8 meses teve uma espécie de convulsão ou espasmo (leigo escrevendo). O veterinário consultado diagnosticou epilepsia mas resolveu aguardar nova manifestação para entrar com medicamento. No dia seguinte, animal apresentou vomito e diarréia. Na mesma noite, o animal teve outro ataque semelhante a quando ele está de barriga para cima brincando e tentando morder a pata. Isso durou uns 30 segundos e o animal desvirou-se e passou a agir normalmente. Pouco tempo depois ele passou a evacuar sangue.
Na manhã seguinte, o veterinário diagnosticou um ataque de vermes (a animal tomou as 3 doses de vacina, a vacina da raiva e o último vermífugo em fevereiro (drontal plus).
Agora estou no aguardo de uma nova crise e gostaria de saber se é possível que o espasmo ou convulsão tenha sido causado pelos vermes.
Muito obrigado, um grande abraço a todos:
Paulo Cesar e Darci
Caros Paulo Cesar e Darci,gostaria de agradecer pelo contato conosco. Existem varias causas de epilepsia em caes, sendo que uma delas é o processo verminótico. Animais portadores de verminoses podem eventualmente vir a apresentar focos neurológicos causadores de “ataques” epileptiformes. A enfermidade pode acometer animais nas diferentes idades.
Recomendo que procure um clínico veterinário especialista em pequenos animais, que ira orientá-lo a respeito da enfermidade e também encaminhar material para exames laboratoriais seriados, para a detecção de possíveis parasitas.
O clínico deverá também prescrever medicamentos anticonvulsivantes para que se estabeleça uma proteção para que não ocorram novas crises, uma vez que existe um foco cerebral que poderá se ativar a qualquer momento.
Caso persistam as duvidas peço que entrem em contato.
Um abraço,
Dr. Clélio Costa Carreira – Campinas – SP