Ela não os viu durante 18 anos. Mas quando ela se aproxima!! …
(Veja o vídeo logo abaixo!!)
Esta é a história de Linda e de 3 chimpanzés, duas fêmeas, Doll e Swing, e um macho de 6 anos.
Linda Koebner era uma estudante de 23 anos e pediu para participar de um novo projeto para libertar os chimpanzés que eram utilizados em pesquisas de vacinas. Os testes para a vacina contra hepatite não eram mais necessários então eles poderiam ter uma vida nova depois de viver por 6 anos em um laboratório.
Numa manhã de Janeiro, um grupo pequeno de chimpanzés foi libertado em um Santuário no sul da Florida, nos Estados Unidos. Eles nunca haviam pisado na grama ou visto a luz do sol e, nem mesmo, sentido o vento em seus rostos. Eles tiveram medo pois tinham vivido por anos em jaulas e só haviam sentindo o frio das grades.
Durante os 4 anos seguintes, Linda visitou os chimpasses todos os dias, os alimentou e os ensinou a viver em liberdade, dando-lhes uma nova chance de vida.
Depois de 18 anos Linda voltou para visitá-los e foi inacreditável a reação deles quando a reconheceram. “Eu espero que este seja um modelo onde podemos dar a eles o respeito e a chance de viverem a vida juntos. Isto não é só importante para mim ou para eles mas para todas as espécies de animais, que são indivíduos e possuem sentimentos, sofrem com a dor e tem o direito de aproveitar a vida como nós fazemos. Eles merecem uma oportunidade!” Disse Linda Koebner.
O Santuário dos Chimpanzés foi fundado em 1997 e é uma organização sem fins lucrativos dedicada aos cuidados permanentes da vida dos chimpanzés resgatados de laboratórios de pesquisa, da indústria do entretenimento e do comércio de animais. Todos os dias os funcionários e voluntários do Santuário cuidam de mais de 250 chimpanzés. Tal como nós, de muitas formas, estes indivíduos têm personalidades e experiências únicas que os tornam muito especiais.
Assista o video à seguir!
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe