Duvidas sobre: Bem-te-vi – pardal – pombas
Algumas vezes aparecem bem-ti-vis em minha janela, coloco garrafas de alpiste para pardais e rolinhas, e gostaria de dar algo para eles também, coloquei outra garrafa com sementes de girassol, mas parece que quem as esta comendo são os pardais.
Outra dúvida que tenho e sobre as discussões sobre os pombos, será que não se pode produzir rações que trate o que transmite zoonoses pelos pombos, ou até mesmo anticoncepcionais para controlar a explosão populacional dos pombos? Assim controlaríamos sem agressão,
Abraços,
Andréa
Andréa,
Os bem-ti-vis são aves frutívoras e insetívoras (apesar de não dispensar algumas sementes); vivem mais em grupo mas são muito medrosos quando há presença de outras aves por perto (principalmente os pardais). As empresas que trabalham com nutrição animal (principalmente com aves) não tem muito controle sobre rações com quimioterápicos, pois pode afetar a sua composição ou não permanecer estável por muito tempo. Outro controle difícil é a dosagem pois os pombos não estão em cativeiro para saber a dose individual de cada pombo ( há aves que possui mais fome que a outra). Algumas zoonoses são altamente contagiosa, que o simples contato com outra aves ou resíduo orgânico (fezes), pode-se recontaminar. O ciclo reprodutivo dos pombos é tão rápido que temos em média 1 ovo a cada 1 1/2 dia.
Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas – SP