Saúde Animal

Saude Animal

Saúde Animal

Doença de Lyme e Pulgas

Viva!
Chamo-me Bruno e sou estudante de Biotecnologia em Faro, Portugal. Em primeiro lugar parabéns pela qualidade deste maravilhoso site. Sempre gostei muito de animais e venho por este meio solicitar a resposta a uma dúvida minha. Gostaria de saber se é possivel haver a transmissão de pulgas e/ou carraças entre cães e humanos e de que formas é que podem ocorrer tais transmissões, já agora gostaria de saber quais são os sintomas da doença de Lyme.
Muito obrigado
Atenciosamente.

Bruno

Prezado Bruno:
Em termos gerais, carrapatos e pulgas possuem uma especificidade com relação ao hospedeiro (esta relacionada a temperatura corporal). Dificilmente uma pulga (ou carrapato) que já esta presente num animal ira sair para parasitar um ser humano. Entretanto aqueles seres que eclodirem dos ovos (que são depositados no meio ambiente) e não encontrarem o hospedeiro específico poderão atacar humanos.

Com relação a Doença de Lyme, esta possui um amplo espectro de manifestações e envolvimento multissistêmico. Num período compreendido entre 02 e 20 dias após a picada do carrapato infectado surge uma lesão cutânea característica denominada Eritrema migratório (no local da picada). Aparecem sintomas inespecíficos como febre, fadiga, mal-estar (pode ser confundida com gripe). Nos casos graves aparecem manifestações neurológicas, distúrbios cardíacos e também manifestações músculo esqueléticas (artralgia e mialgia), podendo chegar ao aparecimento de artrite.
A disposição para eventuais esclarecimentos,
Cordialmente,

Dr. Roberto Quintão Guerra – Saúde Pública – Itabira – MG