Displasia coxo-femural
Meu animal está com 9 meses, é um cão da raça Weimaraner.
Já consultei alguns veterinários de Resende onde moro, mas nenhum soube me esplicar corretamente o que significa Displasia. Gostaria de saber tudo sobre ela para poder ajudar meu cão pois esse se encontra com suspeita dessa terrível doença.Gostaria que me respondessem o mais rápido possível, pois estou desesperada e não sei qual o caminho que devo tomar para não deixá-lo sofrer tanto.
Fernanda
Displasia pode ser um processo genético(congênito) ou traumático (adquirido). Consiste numa patologia na articulação ou parte dela. A mais comum é a displasia coxo-femoral onde ocorre alterações do osso da coxa com a bacia. De acordo com peso, tamanho da cabeça do fêmur (ela encaixa-se na bacia) ou abertura do local de encaixe da cabeça do fêmur com a bacia (fossa do acetábulo. A articulação se desfaz provocando luxação(deslocamento completo) ou subluxação (parcial). No início do problema o animal manca ou devido à dor, prefere ficar deitado. Alimentação super proteica (ração com altos níveis de proteína); excesso de cálcio; piso liso; piso inclinado ou com escadas; obesidade em qualquer grau; ou
pais com mesmo histórico (já ocorreu); quedas; ou brigas são os distúrbios que mais provocam esta patologia. O diagnóstico é feito pelo Raio-X. O tratamento pode ser feito de acordo com o grau (cirurgia ou medicamentoso). Como os dados não são suficientes, basei-me pela displasia coxo-femoral mas há a displasia de cotovelo.
Dr. Wagner L. H. Toyama – Campinas – SP